Resumo do filme: O Barão de Mauá
Resenha: Resumo do filme: O Barão de Mauá. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilio1001 • 18/11/2014 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 837 Visualizações
Resumo do filme: O Barão de Mauá
O Filme Relata a história do grande empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Souza o Barão de Mauá. Irineu foi uma pessoa muito determinada, e tudo o que ele escolhia para fazer, tudo o que estava em suas mãos, ele focava, e fazia com grande sucesso os seus projetos.
Irineu, o futuro Barão de Mauá, começou trabalhando como caixeiro, mas pensando no futuro ele se empenhou nos estudos e juntava suas economias, graças ao seu perfil empreendedor e sua habilidade para a negociação se destacou e foi contratado por uma empresa inglesa, dedicado e ambicioso Irineu logo virou sócio dos ingleses. Cheio de iniciativa e idéias para modernizar o Brasil o Barão de Mauá, criador de empresas como o Banco do Brasil (sim, o banco que existe até hoje), outro Banco no Uruguai, depois outro Banco Internacional de Investimentos, além disso, foi dono de Estrada de Ferro, estaleiro, companhia de navegação, Companhia agrícola, além de outras empresas de pequeno valor.
A realização pessoal de Irineu não era apenas enriquecer, o objetivo dele sempre foi à concretização de suas idéias. O estilo arrojado e as suas iniciativas desagradavam os Britânicos, que dominavam o mercado na época, e a elite brasileira que era escravista e preguiçosa. Invejado e perseguido pelos ingleses, o governo e o imperador, Irineu não resiste aos ataques e sabotagens e vai à falência. Mas Mauá não perde a dignidade paga suas dívidas e como empreendedor persistente, que sabe reconhecer uma boa oportunidade e que não tinha medo de correr risco para buscar seus objetivos ele volta para o Rio Grande do Sul para reconstruir sua vida.
...