Revolução
Resenha: Revolução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: psiax • 8/1/2014 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Distinguem-se dois grandes períodos no desenvolvimento desta revolução: O Primeiro vai desde o ano 1780 e estende-se até ao final do século XIX. A principal característica deste período foi a utilização do carvão e do ferro como base de trabalho e da produção. O Segundo período estende-se desde as últimas décadas do século XIX até aos dias atuais. Caracteriza-se este último período pelo uso do petróleo, da electricidade e do aço, que facilitaram quer os meios de produção como os de comunicação. O traço mais fácil de compreender e o mais notável da história, é a transformação e o prodigioso desenvolvimento da indústria e do comércio e por conseguinte a transformação total das condições materiais de vida. A revolução Industrial foi definida brevemente pelo historiador Marc Baldó Lacomba, Professor da Universidade de Valência, como: “Uma mudança qualitativa e universal segundo a qual se transformam as condições técnicas e sociais da produção”. Em 1837 J. Blanqui utilizou pela primeira vez a seguinte expressão: ” A Revolução Industrial é definida como o conjunto de transformações económicas e sociais que caracterizaram o processo de industrialização”.
Após a Revolução Industrial (séc. XVIII) deu-se início uma época de grandes invenções tecnológicas. Em busca de reduzir os custos, melhorar os meios de transporte e facilitar a comunicação entre as pessoas, cientistas do mundo e todos o que inventaram máquinas importantes para a sociedade. Exemplo de Invenções: James Watt desenvolveu a máquina a vapor (1765) Eli Whitney inventou uma máquina para descaroçar o algodão (1793) O físico italiano Alessandro Volta desenvolveu a primeira bateria (1800) Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo (1837) Alexander Graham Bell inventou o telefone (1876) Thomas Alva Edison e Joseph Swan inventaram a lâmpada eléctrica (1879)
...