Revolução Alemã
Por: Mairlda • 26/11/2017 • Seminário • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
Revolução Alemã
Donatela – Revolução na encruzilhada da história
4 caminhos que ela tá tentando definir; - Crescimento do capitalismo- crescimento do social democrata Alemão- 1 Guerra mundial - ..... 24:00
Começa falando sobre o partido social democrata Alemão fundado em 1859. Contava com 2 milhoes e meio de afiliados. As reivindicações estavam mais ligados nesse período a economia do que a politica, segundo ela o mov, operário estavam vivendo um apoliticismo, e este se estende não só a luta operária, mas a social democracia, e a 2fenomenos ligados, o revisionismo e o reformismo.
Revionista defende o reformismo. Berstein amigo pessoal de Engels, junto a kaustksy duas grandes figuras no partido. Berstein se torna cabeça do revisionismo- início do século XX - Bertein debate- capitalismo cresce oferecendo ao operário oportunidades de acesso a posição de burguês, transição gradual do capitalismo para o socialismo, o capitalismo tende a produção, se desenvolve para formas mais amplas de propriedades, diante disso o papel doos trabalhadores é contribuir para o capitalismo de outro lado tem os radicais, representada por Luxemburgo.
Mudanças na sociedade Alemã que contribui para entender a Revolução. Consolidação do partido buracratização, o partido social Alemão acreditava q alcançaria uma maioria no parlamento para melhorar a condição dos trabalhadores. Em 1909 Kautsky condena essa tese, por se reformistaa.
1 guerra mundial – 2 internacional – marxistas contra guerra.
- Como mudou a mudança de oposição na Alemanha- A guerra ascende ainda mais o nacionalismo Alemão, ligado a um sentimento anti russo, sindicatos e partido que antes votaram contra a guerra muda de posição e vai apoiar a guerra, dentro dos trabalhadores nasceu um nacionalismo muito grande. Dentro do partido houve uma divisão. De um lado os reformistas, no centro Kautsky e Rés a esquerda formada por Luxemburgo e lidiner se opuseram as mudanças de posição, esses conflitos era algo incialmente parlamentar, os deputados brigavam entre si. O fato de estar dividido de existir essa poosição( a esquerda) o partido nãoo significava que chegava até os sindicatos, as bases, a posição reformista era autoritária movia mecanismo para que as posições mais radicais não chegasse até a base do movimento. Mas, essas disputas ficaram mais acirradas, perseguição do partido esquerdista, chegando a expulsão do lidiner do grupo parlamentar 1916. Essa racha deu inicio a um grupo chamado Spartacus- Rosa, Lidiner- Organizaram um movimento contra guerra sendo Rosa e Lidiner presos, deu origem as greves.
Surge a oposição centralista por Kautsky e Rés que criam o partido sócia democrata independente- a esquerda fundou o partido socialista independente (1917) que não só incluía o Spartacus, mas também a grande ala esquerda que havia entre eles divergências.
A guerra apresentava traição, dentro do partido, já que tinham um discurso posição politica contaria a gueera apontando a mesma como dispositivo de poder da classe dominanteem beneficio do capital, para trabalhador matando trabalhador, na hora h votaram a favor da guerra, parlamento aprovou o orçamento militar, executivo q deflagrou a guerra, dando uma crise dentro do partido, Kaustky não apoiavam a guerra, Berstein (dizia q o capitalismo levaria a um futuro melhor) tbm foi contraditório, 16 depois de muita polemica, expulsão de lidinet, muita gente que estava em conflito com a linha dominante do partido, a linha dominante da burocracia sindical sai, tendo uma politica oportunista, deixando muita gente dentro do partido descontente, saindo uma parte do partido fundando a SPD-U. Spartacus junto a Kaustsky e outro se juntam formando partido social democrata independente.
-Prelúdio revolucionário – Entendido como contexto da guerra, como consequência muita devastação, crise alimentícia, 17 se instaura uma crise social e politica q dá origem a greve generalizada do país, a mais importante serie de guerra, se alestrou chegando até os marinheiros formado tbm por operários, em 17 faz nascer os conselhos conhecido na am revolução, os sindicatos são comandados por burocracias q controla o partido, apoiou a guerra. As greves acontecem apesar dos sindicatos, construídas de formas autônomas, a partir dos trabalhadores pelos conselhos em russo sovietes. (auto organização de baixo pra cima) .
...