Roskov
Tese: Roskov. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianasilva • 27/5/2014 • Tese • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 195 Visualizações
Desafio
Relatório
O relatório realizado inicializa com a questão da saúde no empreendimento proposto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da resolução RDC Nº216 de 15/09/2014, determinou que todo estabelecimento de gêneros alimentícios devêssemos ter um Responsável pelas atividades de manipulação de alimentos, o qual deverá ter comprovadamente participado de Curso de capacitação nos seguintes temas:- Contaminantes alimentares; - Doenças transmitidas por alimentos; - Manipulação higiênica dos alimentos; - Boas práticas.
O Responsável pelas atividades de manipulação de alimentos terá autoridade e competência para implantação e manutenção das “Boas Práticas de Fabricação, Manipulação-BPFM, Controle de qualidade dos alimentos” e do “Procedimento Operacional Padronizado-POP”, entre outras atividades. Essa responsabilidade pela implantação e manutenção de “BPFM e POP”, pode estar a cargo do proprietário do estabelecimento ou de um funcionário capacitado que trabalhe efetivamente no local, conheça e acompanhe inteiramente o processo de produção. Não há necessidade de se nomear este responsável pelas atividades de manipulação de alimentos no contrato social de sua empresa, basta somente indicá-lo junta ao centro de Vigilância Sanitária.
O Restaurante e Pizzaria deverão ser mantidos nas mais perfeitas condições de higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. De acordo com a legislação paulista, especificamente a Portaria CVC-6/99 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria do Estado da Saúde, ficam estabelecidas, entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento, que são:
I-Área independente para recebimento e armazenagem de mercadorias-tendo estrados e prateleiras com altura mínima de 25 cm do piso;
II-Área independente para produção e manipulação de alimentos;
III-Área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação;
IV- Sanitários para funcionários,separados por sexo;
V- Vestiário separado por sexo,devendo possuir armários individuais e chuveiro;
VI-Lavatórios exclusivos e em posição estratégica para que os funcionários façam a higienização das mãos;
VII-Sanitários para público (consumidores) separados por sexo;
VIII- Todas áreas e instalações deverão estar revestidas de material liso,impermeável, de cores claras,de fácil higienização(Piso ,paredes,Forros e Tetos,Portas e janelas);
IX-Ambiente com iluminação uniforme,boa ventilação.
Para o controle de Saúde dos funcionários existem dois tipos de controle de saúde que devem ser realizados para os funcionários dos estabelecimentos que produzem e ou manipulam alimentos.
1-Controle de Saúde dos Funcionários.
a)O do Ministério do Trabalho através da NR_7,determina a realização do PCMSP_Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional,cujo objetivo é avaliar e prevenir as doenças adquiridas no exercício de cada profissão;
b)O controle de saúde clínico exigido pela Vigilância Sanitária,que objetiva a saúde do trabalhador e a sua condição para estar apto para o trabalho,não podendo ser portador de doença infecciosas ou parasitárias.
2-Uso de água potável.Controle de água para consumo-obrigatório a existência de reservatório de água;
3-Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
4-Higiene pessoal e uniformização dos funcionários;
5-Higiene Operacional dos funcionários (hábitos);
6-Higiene Ambiental(periodicidadede limpeza das instalações,utensílios,estoque e reservatório de água);
7-Elaboração de Manual de Boas práticas de Produção,Manipulação e de Prestação de serviços na Área de alimentos;
8-Implantar o Procedimento Operacional Padronizado-POP, a ser adotado pelo estabelecimento.
A segurança no trabalho é definida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Porém, de acordo com a NR Norma Regulamentadora nº 04 SESMT Serviço Especializado em Saúde Segurança e Medicina do Trabalho que diz: só há necessidade de contratação de técnico de segurança no trabalho em empresas com um número de 50 a 100 funcionários, grau de risco 4 (grau máximo).
A segurança do trabalho age na prevenção e acidentes, incidentes e qualidade de vida, precisam estar presentes em toda e qualquer área e profissão.
Normalmente as contratações são realizadas apenas para cumprimento da norma, não visando à segurança dos funcionários e prevendo acidentes.
Em restaurantes não é diferente, pois normalmente tem um número menor que cinquenta funcionários e dificilmente encontramos técnicos especializados para garantir a segurança, prever acidentes e garantir a qualidade do ambiente para os funcionários e clientes.
Em restaurantes há vários utensílios que são usados na cozinha e a maioria deles é de grande perigo em provocar acidentes ou até em eventuais brigas que ocorrem nesse ambiente.
Em primeiro lugar, os utensílios precisam ser adequados para as atividades a serem desenvolvidas no dia a dia.
Os equipamentos de proteção individual também é de supra importância que sejam adequados, em boa conservação de uso, dentro da validade, antes, durante e depois do uso do determinado utensílio, exemplo, a faca, normalmente é bem afiada e é importante que esse utensílio tenha proteção, principalmente após o uso, que seja guardado de modo a não causar acidentes.
É importante que o funcionário seja qualificado, se for um aprendiz é necessário o acompanhamento do mesmo, pois muitos são os perigos que rodeiam a cozinha como, fogo, água quente, utensílios pontiagudos, vazamento de gás, risco de queda, entre outros.
Em horário de pico é fundamental tomar cuidado com a movimentação de pessoas e objetos, pois, por ser o horário de maior movimento de clientes, a movimentação também é acelerada na cozinha e é propício para acidentes.
Evite trabalhar preocupado, pois jamais se deve trabalhar
...