Roteiro aleatório: “A primavera nos dentes”
Por: iago68 • 5/7/2019 • Resenha • 252 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Componentes
Durante a leitura do capítulo “A primavera nos dentes”: A vida cultural sob o AI- 5, tivemos a oportunidade de ter a real noção de como foi essa época, e com base nesses entendimentos iremos abordar vários temas que foram de grande impacto para a sociedade na época desse acontecimento.
Durante o nosso vídeo de duração, aproximadamente, 15 minutos iremos abordar e nos aprofundar com os seguintes temas:
- Censura estatal
- Os jovens da época e suas concepções
- Perseguição as correntes estéticas e ideológicas e os conflitos entre elas
- Revogação do AI-5 e suas mudanças
- Música, cinema e teatro
Inicialmente, iremos abordar a censura estatal, pois, naquele período, o estado controlou os veículos de propagação de informações (a mídia, por exemplo), perseguindo aqueles que discordavam do regime. Esse autoritarismo deu prestígio à oposição, que, através da arte, estimulada pelo crescimento do mercado (produção), levou suas ideias à grande massa como forte recurso na luta contra a ditadura militar.
Diante desse contexto, no qual os diferentes segmentos culturais manifestavam, em suas obras, a insatisfação ao regime militar, várias camadas da população passam a refletir sobre essas questões, desta forma passam a se posicionar politicamente. De fato, o texto exemplifica diferenciando os jovens que acreditavam na libertação individual, fazendo uso de drogas, tal como maconha e LSD, com a prerrogativa de expandir a mente; outro jovem era o que se engajava politicamente, estes acreditavam na libertação coletiva, para estes jovens expandir a mente significava intelectualizar-se; o terceiro grupo eram os jovens médios, que não possuíam nenhuma preocupação política.
...