Sdfddddddddddddddddddddddddddddddddd
Casos: Sdfddddddddddddddddddddddddddddddddd. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/9/2014 • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 1.588 Visualizações
A desaceleração econômica causada pela crise global, desde o fim de 2008, na maioria dos países provocou desemprego, e muitos projetos de desenvolvimento foram adiados. Este fato influenciou diretamente a emissão de gases poluentes na atmosfera. Como consequência, é possível afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Com o preço da soja e da carne em queda no Brasil, houve menos incentivos para derrubar a floresta e substituí-la por pastos ou lavouras, tendo, como consequência, a redução, na Amazônia, do desmatamento no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
b. Em muitos países, os investimentos para o desenvolvimento de energias renováveis aumentaram, na tentativa de diminuir a dependência excessiva de combustíveis fósseis.
c. Com a diminuição da produção industrial em várias partes do mundo, o tráfego de caminhões caiu, amenizando as emissões de gases que causam mudanças climáticas e poluição local em grandes centros urbanos.
d. Com a redução da demanda de aço no mundo, dezenas de pequenas siderúrgicas em alguns países em desenvolvimento tiveram de parar suas atividades, e, em consequência, a concentração de dióxido de enxofre (SO2), substância responsável pela chuva ácida, aumentou expressivamente nesses lugares.
e. A queda na produção industrial provocou aumento da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Question2
Notas: 1
A Conferência Rio+20 figurou como um cenário-chave para o reordenamento geopolítico global, em que – sob o rótulo de economia verde – se discutiu um maior controle empresarial sobre o uso dos recursos naturais e a necessidade do emprego de novas tecnologias ambientalmente adequadas. Nesta perspectiva, a Conferência das Nações Unidas Rio+20 teve como tema central:
Escolher uma resposta.
a. Uma proposta de cooperação entre as economias industrializadas.
b. Propostas de inovações tecnológicas que expandam o uso de combustíveis fósseis.
c. O estímulo ao desenvolvimento sustentável e à economia verde.
d. Uma rejeição à proposta de expansão de empregos verdes.
e. A intensificação de políticas tradicionais de desenvolvimento.
Question3
Notas: 1
Assinale a alternativa correta quanto ao conceito da Nova Economia ou Economia Verde:
Escolher uma resposta.
a. É preciso multiplicar a extração de barris de petróleo para garantir o montante de energia necessária para as próximas gerações.
b. A economia verde não é só uma questão de modismo ou de inovação, mas uma mudança de mentalidade necessária para o desenvolvimento sustentável.
c. A substituição de petróleo por outras fontes de energia é barata e já deve ocorrer em curto prazo.
d. A maior parte da energia proveniente do petróleo não é utilizada pelo sistema econômico mundial, apesar da tentativa de reciclagem.
e. O aumento na produção de riqueza significa necessariamente eficiência, pois não haverá um estímulo maior para o consumo de energia.
Question4
Notas: 1
Sobre o tema Economia Verde, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes proposições:
( ) O padrão de consumo das sociedades altamente industrializadas não colabora de forma significativa para a sustentabilidade.
( ) A economia verde relaciona-se às atividades que utilizam de forma ambientalmente adequada os recursos naturais e que são socialmente justas.
( ) A Nova Economia não tem como preocupação questões socioeconômicas e considera apenas a perspectiva ambiental.
( ) Uma das formas de estimular a consolidação do desenvolvimento sustentável é a expansão dos empregos verdes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de proposições:
Escolher uma resposta.
a. F – F – V – V.
b. V – V – F – V.
c. F – F – F – V.
d. V – F – F – V.
e. F – V – V – F.
Question5
Notas: 1
Na última década, as grandes empresas transnacionais, boa parte dos governos do mundo e os meios de comunicação de massa passaram a defender a adoção de um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como economia verde e que tem recebido análises e críticas de diferentes setores da sociedade.
Marque, a seguir, a alternativa que melhor se adapta à proposta da chamada economia verde:
Escolher uma resposta.
a. Prática da economia solidária e incentivo à agricultura familiar em grande escala.
b. Combate ao consumismo e busca por outras formas de desenvolvimento capitalista.
c. Criação de reservas naturais livres da influência humana e desocupação das áreas degradadas.
d. Nenhuma das demais alternativas está correta.
e. Utilização sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento e manutenção dos serviços ambientais.
Question6
Notas: 1
O desenvolvimento de energias alternativas, de acordo com um relatório da ONU, deve criar mais de 20 milhões de empregos ao redor do mundo nas próximas décadas. Entretanto, a criação de empregos vai depender da implantação e expansão de políticas que estimulem a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa e a migração de subsídios das antigas formas de energia para as novas.
O relatório também ressalta que muitos empregos na indústria de biocombustíveis não são justos com os trabalhadores, por exemplo, nas plantações de cana-de-açúcar e óleo de palma em países como Brasil, Colômbia, Malásia e Indonésia. Também existem preocupações de que a produção de biocombustíveis em larga escala possa expulsar um grande número de pessoas de suas terras no futuro.
Assim, um “acompanhamento de perto” será necessário para determinar que porção dos empregos em biocombustíveis pode ser considerada decente. Além disso, a fabricação, instalação e manutenção de painéis solares devem acrescentar outros 6,3 milhões de empregos até 2030; a energia eólica deve somar mais de dois milhões de empregos, e mais postos de trabalho podem ser criados nos setores da construção, da reciclagem e na fabricação de veículos alternativos.
A partir da leitura dos dados apresentados, é possível afirmar que:
I- A probabilidade de aumento de empregos verdes no segmento de energias alternativas está condicionada apenas à adoção de políticas governamentais que priorizem o fortalecimento das economias globais, sem considerar a incorporação da questão ambiental.
II- O trabalho, no segmento de biocombustíveis, pode determinar, em alguns países, condições não dignas aos trabalhadores.
III- O relatório da ONU deixa implícito que o trabalho no segmento de “energia verde” nem sempre é decente.
Sobre estas afirmações, conclui-se que:
Escolher uma resposta.
a. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b. Somente a afirmativa I está correta.
c. Somente a afirmativa II está correta.
d. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e. Somente a afirmativa III está correta.
...