Sociedade E Cultura
Trabalho Escolar: Sociedade E Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ewertom • 25/5/2014 • 688 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
Conceito de cultura:
Baseado no que foi discutido em sala de aula Cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Sociedade e cultura
Oque é sociedade:
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do latim “societas”, que significa associação amistosa com outros. A sociedade humana é um coletivo de cidadãos de uma região (ou país) sujeitos a mesma autoridade politica, as mesmas leis e normas de conduta, organizadas e governadas por lideres ou entidades sendo elas, hierárquicas, democráticas ou autocráticas. Os membros de uma sociedade podem ser de diferentes grupos étnicos. Também pertencer a diferentes níveis classes sociais.
Oque é cultura:
Cultura significa cultivar, e vem do latim “colere”. De um modo geral e todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente e adquirido em família, mas desenvolvida na sociedade a qual ele viva.
Como sociedade e cultura se correlacionam:
Em um país ou região onde as pessoas vivem em grupos chamados de sociedade, surge se a padronização variável de certos costumes. A partir daí o homem começa a introduzir esses hábitos em seu cotidiano. Através da associação e comunicação de suas praticas, faz com que os grupos não se associem somente pelo convívio, mas também notando suas semelhanças e preferencias, e interagindo conforme elas. O cultivo desse metodismo dentro da sociedade conota a sua cultura. Portanto sociedade e cultura estão correlacionadas porque não existe uma cultura se não houver uma sociedade.
Meu bairro dentro de uma visão cultural:
Moro em uma região suburbana denominada como área de mananciais da zona sul de são Paulo – SP. Onde moro existe de uma difusão cultural, pois há uma diversidade de religiões e crenças, esportes e musicas. Aparentemente a etnia predominante é afrodescendente, que carregou consigo por herança a pratica do “Candomblé & Umbanda” que e fluente onde moro.
Na atualidade as musicas mais populares é, o Pagode, o Rap music e que tem sido mais destacado é o “Funk” (que tem denigrido à imagem da onde moro e da periferia no geral).
Temos um dialeto com expressões criadas por nós mesmos, derivadas de outros idiomas, instrumentos de comunicação e etc. que apesar de ser um dialeto também pode indicar um baixo grau de escolaridade. “Nóis joga uma bola, anda di skate, e curti uma bike tambem, dona! E depois rola um baralho dentu du bá!”
Infraestrutura do local onde moro:
O transporte está melhorando, o comercio esta evoluindo, o ensino ainda é fraco, o sistema de esgoto é horrível! , mas temos celulares de câmera com acesso ao Facebook e a copa do mundo está vindo aí! “Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias
...