Sociedade: Teorias Clássicas E Contemporâneas
Pesquisas Acadêmicas: Sociedade: Teorias Clássicas E Contemporâneas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauro1990 • 22/2/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 1.561 Visualizações
Após a leitura do texto A configuração “Sociedade" : numa ótica de Norbert Elias, aponte semelhanças e diferenças da concepção de sociedade de Norbert Elias em relação às abordagens de Anthony Giddnes e Pierre Bourdieu.
Resposta: Semelhanças da concepção de sociedade de Norbert Elias, Anthony Giddnes e Pierre Bourdieu, que fatos como estrutura e processos sociais contribuem para a formação de uma sociedade.
Diferenças de concepção de sociedade: Para Norbert Elias o processo central é o estudo do comportamento humano, da sua evolução e desenvolvimento. É necessário analisar os conceitos fundamentais de formação, interdependência, equilíbrio das tensões, revolução ou das formações.
Pierre Bourdieu afirma que é através do habito em que experiências são adquiridas por práticas, em condições sociais que são definidas pela existência de escolas, família etc.
Anthony Giddnes defende a teoria da estruturação, um coletivo de regras e recursos, que a sociedade e o indivíduo estão em constante processo de mudança.Assista ao vídeo do programa A Liga – Trabalho infantil (parte 1) , sobre trabalho infantil.
Como podemos analisar essa situação com base nas teorias de Emile Durkheim e Pierre Bourdieu.
RESPOSTA: Sobre o vídeo do programa A liga – Trabalho infantil, com base nas teorias de Emile Durkheim, percebe-se que as crianças não agem porque querem agir, mas porque são condicionados pela por sua situação atual, que exerce um poder coercitivo sobre as ações individuais, as crianças não trabalham por vontade própria, e nem os pais não gostariam que seus filhos trabalhassem, porém, as crianças precisam trabalhar, pois a sociedade os condiciona a ter essa atitude, ou não seria possível o sustento da família. Durkheim denominou este processo de coerção social.
Pierre Bordieu fala sobre as condições pré determinadas, como as condições de cada classe social. Motivo que acaba submetendo as crianças de classe baixa ao trabalho infantil, por ser uma da poucas formas de garantir a sobrevivência da família. A maioria das famílias não têm sonhos sobre ascensão social e econômica frente a grande dificuldade de superação da condição que já está estabelecida no grupo ou família.
...