Sociologia De Durkaime
Trabalho Universitário: Sociologia De Durkaime. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izacsoares • 30/10/2013 • 923 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Departamento de Educação campus XIII - Itaberaba
Curso: Licenciatura em História Semestre: 9º
Disciplina: Sociologia e Educação
Docente: Luciene
Discente: Izaura Carvalho Soares
A sociologia de Durkheim - Cristina Costa.
“Distingue três característica dos fatos sociais. A primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conforma-se as regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha”(p-59)
Ele fala da força que os fatos exercem sobre os invidividuos, levando a aceitar as regras impostas pela sociedade. E essa força está ligada ao nível educacional das pessoas.
“O grau de coerção dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções a que o individuo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser legais ou espontâneas. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subseqüente. Espontânea seriam as que aflorariam como decorrente de uma conduta não adaptada a estrutura do grupo ou da sociedade a qual o individuo pertence.” (p-59-60)
A coerção está ligada à sanção, que é o queo sujeito estará sujeito caso desrespeite algumas das regras sociais. Essas sanções estão dividas em legais e espontâneas. Em que as legais são aquelas que estão escritas pelas leis. E as espontâneas aquelas em que a sociedade recrimina algum fato social praticado por uma pessoa, por aquela atitude ser algo anormal pra grande maioria.
“A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos.” (p-60)
“A terceira característica apontada por Durkheim é a generalidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. Por essa generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as forma de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.” (p-60)
O fato social existe antes de a gente nascer, ou seja, ele está imposto entre nós sem a nossa vontade ou adesão, são exteriores aos indivíduos. E além do fato social ser exterior ao individuo, ele também apresenta certa generalidade.
“Uma vez identificados e caracterizados os fatos sócias, Dukheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, como para os positivistas de maneira geral, a explicação cientifica exige que o pesquisador mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua analise.” (p-60)
“Procurando garantir a sociologia um método tão eficiente quando o desenvolvimento pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito.” (p-61)
Na objetividade do fato social, deveremos analisar qualquer fato social com total neutralidade e imparcialidade. Tratando de uma forma isolada esse fato, sem posicionar por certo lado. Analisarmos tudo com a nossa própria consciência pra chegarmos a alguma conclusão sobre qualquer caso.
“Para Durkhim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.”(p-61)
“A Generalidade
...