Sócrates
Trabalho Escolar: Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1a2b3c4d5e6f • 11/8/2014 • 485 Palavras (2 Páginas) • 676 Visualizações
A filosofia socrática e o testemunho ético
Sócrates é um divisor de águas pra a filosofia antiga, sobretudo pelo fato de situar seu campo de especulações não na cosmovisão das coisas e da natureza e sim na natureza humana e em suas implicações ético-sociais. Foi reagindo ao movimento dos sofistas (grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação – a quem Sócrates chamava de prostituídos), que faz de seu pensamento um marco na historia da ética. Sócrates erigiu uma linha de pensamento autônoma e originária que se voltasse contra o despotismo das palavras que se havia instaurado.
O método desenvolvido por Sócrates foi a maiêutica, que tem como significado "Dar a luz” intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano. Sócrates conduzia este parto em dois momentos: No primeiro, ele levava os seus discípulos ou interlocutores a duvidar de seu próprio conhecimento a respeito de um determinado assunto; no segundo, Sócrates os levava a conceber, de si mesmos, uma nova ideia, uma nova opinião sobre o assunto em questão.
Esse método era baseado em que todo erro é fruto da ignorância e toda virtude do conhecimento, com isso era despertado na alma dos ouvintes a curiosidade pelo conhecimento.
Sempre pautado pela ética e pela certeza da justiça, deixou um legado de amor no que se acreditava, mesmo julgado por um crime que não cometera, esquivou-se de sua defesa e de uma fuga proposta pelo seu discípulo, Platão, para vivenciar o destino que lhe esperava. Fora condenado a beber cicuta, um veneno muito utilizado na época, sob a acusação de que corrompia a sociedade e cultuava outros deuses. Tal feito foi para não desrespeitar a lei, para ele o respeito a legislação é o limite entre a civilização e a barbárie.
Com a condenação e morte de Sócrates, sobrara Platão que se afasta da política munido de um sentimento profundo de decepção com a justiça humana.
O pensamento socrático é profundamente ético. O modo de vida socrático e a filosofia socrática não se separam. Esta se reafirma pelo exemplo de vida de Sócrates, na mesma medida a doutrina ética e o ensino ético dele estão no seu testemunho de vida, corporificado em seus atos e palavras.
O conhecimento reside no próprio interior do homem, assim conhecendo-se a si mesmo, pode se conhecer melhor o mundo.
A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético.
Assim, são muitas as lições trazidas pela ética socrática: o conhecimento como virtude; a educação como forma de conhecer a si mesmo e, por consequência, conhecer melhor o mundo para alcançar a felicidade; a primazia do coletivo sobre o individual e, a obediência às leis para garantir a ordem e a vida em sociedade.
...