TRABALHO - FILME GIORDANO BRUNO
Por: Barbara191 • 21/6/2015 • Resenha • 564 Palavras (3 Páginas) • 3.258 Visualizações
[pic 1]
1º ANO ENSINO MÉDIO – 1º Bimestre 2015 – DISCIPLINA: HISTÓRIA
Professor: Denilson de Cássio Silva
Tema: Filme “Giordano Bruno”
Turma: REDES 1A
Alunos: Bárbara Izadora
Carolina Lara
Cibele Shen
Gustavo Gonzaga
Isabella Cristina
Luis Gustavo
Matheus Duarte
Matheus Marques
Matheus Melo
Paulo Hoffmam
Pedro Vilaça
Ramon Jardim
Samuel Fantini
1 – FICHA TÉCNICA DO FILME:
- Título original – Giordano Bruno
- Local de produção - Itália
- Ano de realização - 1973
- Direção - Giuliano Montaldo
- Elenco - Gian Maria Volonté
- Charlotte Rampling
Hans Christian Blech
Mathieu Carière
Massimo Foschi
Giuseppe Maffioli
Mario Bardella
Renato Scarpa
José Quaglio
Mark Burns
Corrado Gaipa
- Duração - 115 minutos
- Sinopse – O filme franco-italiano “Giordano Bruno”, de Carlo Ponti, apresenta a história do filósofo, astronônomo, teólogo, dominicano e matemático Giordano Bruno, um dos maiores pensadores do século XVI, considerado por muitos o pioneiro da filosofia moderna. Bruno compunha a Ordem dos Dominicanos, em Nápoles, na Itália, mas desta foi expulso, já que algumas de suas ideias contardiziam a Bíblia. Assim começou a jornada de Giordano Bruno em busca da união entre cristãos protestantes e católicos, e da vitória na luta pela liberdade de pensamento e pela tolerância religiosa. Bruno, ao longo de suas jornadas é hospedado por vários principes que o mantêm como conselheiro, e enquanto isso suas ideias se espalham por onde ele passa.
2 – RELAÇÕES HISTÓRICAS PRESENTES NO FILME
2.1 - CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO
O filme “Giordano Bruno”, foi produzido em 1973, em um cenário de crise na economia, durante o pós Segunda Guerra Mundial. Esse colapso econômico ocorreu em função da “queda” da bolsa e da crise do petróleo que ocorreram no mesmo ano em que fora lançado, e dos acordos de Breton Woods de 1971. O filme foi criado em um momento de choque, já que antes desse período o contexto mundial era de uma crescente economia.
2.2 - INTENCIONALIDADES DO DIRETOR/ROTEIRISTA EM PRODUZIR O FILME
A intenção dos roteiristas e diretores de produzir um filme retratando a época da Inquisição em um cenário de crise, para o grupo, foi para mostrar ao povo como quem tem poder tende a reagir em um periodo de crise,
2.3 – FINANCIAMENTO PARA PRODUÇÃO
O grupo não encontrou quem individualmente financiou o filme, mas de acordo com a época com que ele foi produzido, foi financiado por indústrias que tinham interesse na publicidade através da indústria cultural do século: o cinema.
...