Taj Mahal Curiosidades
Trabalho Escolar: Taj Mahal Curiosidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xiali • 2/6/2014 • 600 Palavras (3 Páginas) • 722 Visualizações
Principais características do monumento
O Taj Mahal é um mausoléu situado na cidade de Agra (Índia).
Foi construído, em mármore branco, entre os anos de 1630 e 1652.
A construção é uma homenagem do imperador Shah Jahan para sua esposa falecida.
A cúpula é costurada com fios de ouro. Internamente existem várias pedras preciosas nas paredes.
Ao lado do palácio, localizam-se duas mesquitas (templo religioso islâmico).
Foram usados mais de 20 mil homens em sua construção.
Principais espaços do complexo do Taj Mahal: jardins, edifícios secundários, mesquita, mausoléu, portal de acesso ao palácio, sala central e túmulo assimétrico de Shah Jahan.
Em 07/072007, na cidade de Lisboa, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
É classificado como Patrimônio Mundial da Unesco (Patrimônio da Humanidade).
É um dos pontos turísticos mais visitados do oriente.
Um dos monumentos mais famosos do mundo é conhecido por ser uma homenagem ao amor. O Taj Mahal, nome que significa a “Coroa de Mahal”, foi construído por um marido apaixonado que perdeu sua esposa quando ela deu à luz ao seu décimo quarto filho. Ela era a sua terceira esposa e ele era um imperador mongol, o quinto da sua genealogia a dominar o norte da Índia. O “Rei do Mundo”, Shah Jahan e a “Jóia do Palácio”, Mumtaz Mahal. Talvez você reconheça os nomes daquela música do Jorge Ben Jor (pelo menos foi essa a trilha sonora da visita que nós, do blog 360meridianos*, fizemos ao monumento). A esposa favorita de Shah Jahan era uma princesa persa. Mahal se casou com o Imperador em 1612, e durante 19 anos foi esposa devota, mãe de 13 filhos, conselheira e apoiadora, em tempos de paz e de guerra. A morte dela fez com que Jahan quisesse construir o mais belo monumento da época (e que hoje se tornou grande destino de viagens turísticas), para honrar sua memória.
O Taj Mahal começou a ser construído em 1632. Agra era a a capital do Império Mongol na Índia. De norte a sul foram enviados materiais para construção do mausoléu na cidade. Elefantes, camelos, búfalos e bois vieram de toda a Ásia, da China ao Afeganistão. Mármore branco e pedras preciosas davam forma ao edifício, planejado à perfeição, inspirado nas tradições mongóis de construção, mas incorporando outros costumes da época, vindos da Pérsia, da Índia e do império Turco Otomano.
Além do grandioso prédio branco, que contém fios de ouro na cúpula e inscrições do Corão feitas em lápis-lazúli, uma rocha de cor azul, jardins também foram construídos à sua volta. Eles circundam o prédio e foram divididos em 16 seções, além do espelho d’água central, que reflete o mausoléu. Ao longo dos anos, os jardins mantiveram sua organização, mas mudaram de forma, se adaptando aos diferentes gostos arquitetônicos de certas épocas e invasores.
Muros de pedra vermelha e prédios externos completam o desenho e a simetria do projeto: uma mesquita, grandes portões e outros mausoléus, dedicados às outras esposas de Shah
...