Teste Impairment
Pesquisas Acadêmicas: Teste Impairment. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yokoigawa2 • 4/10/2014 • 658 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
QUESTÃO 1.
O Teste de Impairment consiste em uma forma de apresentar o valor real líquido de realização de um ativo, corrigindo possíveis distorções nos respectivos valores contábeis. Faz-se necessário este ajuste quando um ativo está registrado por valor acima do valor recuperável, quando tal valor contábil é superior ao valor do montante recuperável através do uso e venda dos ativos.
O procedimento, que deve ser realizado ao menos uma vez por ano, visa o correto fechamento de balanço, verificando se um ativo está desvalorizado em relação ao seu valor real. Sendo assim, o teste, de modo geral, busca coibir a existência de ativos supervalorizados, os quais causam distorção de valores e afetam o Patrimônio Líquido de empresas.
QUESTÃO 2.
O profissional da Contabilidade, de modo geral, apresenta determinadas características decorrentes do exercício de suas funções profissionais, como a organização, planejamento estratégico, flexibilidade, ponto de vista crítico, comportamento seguro e, principalmente, ético. Esta última característica (a ética) é extremamente necessária, tendo o vista o fato de que o profissional da contabilidade deve estar apto a lidar com informações sigilosas de empresas, de modo que deve comportar-se de maneira honesta e confiável para tomar decisões que respeitem e beneficiem a organização para a qual prestam serviço, sendo tais decisões, por sua vez, dependentes de bons conhecimentos e habilidades matemáticas e interpretativas.
QUESTÃO 3.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) elaborou as Normas Brasileiras de Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas, a NBC T 19.13. No entanto, devido à importância econômica de Pequenas e Médias Empresas no Brasil, o processo de normalização contábil e as alterações da Lei nº 6.404/76, o CFC emitiu a Resolução nº 1.255/09 que trata da NBC TG 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – com uma série de mudanças em relação à norma anterior, exigindo a contabilidade tanto para fins fiscais quanto gerenciais.
QUESTÃO 4.
A aplicação de procedimentos de auditoria na administração de empresas apresenta muitas vantagens para a organização. Dentre elas, pode-se citar: eliminação de desperdícios, simplificação de tarefas, apoio à gestão empresarial e auxilio aos profissionais administradores. Tal ferramenta de auditoria contribui para o aprimoramento das atividades administrativas de uma empresa, verificando as normas internas e seu cumprimento, avaliando a necessidade da implantação de novas normas e promovendo procedimentos mais eficientes em menor tempo. Deste modo, o patrimônio da organização é controlado e beneficiado, identificando e reduzindo/eliminando erros, ineficiências, negligências, fraudes etc.
O auditor, portanto, por meio de uma meticulosa análise e elaboração de um relatório, faz recomendações e indica providências a serem tomadas por parte do corpo administrativo. Portanto, para que mudanças sejam estabelecidas para a melhoria da organização, é de extrema importância que as recomendações sejam aplicadas e fiscalizadas.
QUESTÃO 5.
Dentre as áreas de atuação da auditoria, pode-se diferenciar, por exemplo, as atividades nas demonstrações financeiras e as atividades operacionais. A primeira
...