Tg 1º Semestre - História
Por: Alex_08 • 26/11/2015 • Resenha • 627 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
UNIP INTERATIVA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
TRABALHO EM GRUPO - TG
Nome e RA dos integrantes do grupo
Alex dos Santos Silva – 1503100
Maria Clara Costa de Freitas – 1507241
Mateus Ferreira Guedes – 1502222
Rita de Cássia Silva – 1527585
Caio Leonardo dos Santos Barreto – 1527247
Débora Moreira da Silva – 1528557
João Carlos Moreira Campos - 1529848
Polo de matrícula – Tucuruvi – São Paulo
Ano de postagem – 2015
Sumário
Sumário ............................................................................2
Reflexão ...........................................................................3
Referência.........................................................................5
Reflexão
Vivemos em um país aonde o esporte tem grande representatividade, para explicar melhor a diferença entre artigo científico e um texto jornalístico o tema futebol é de grande proveito, o artigo científico trata dos fatos, é escrito de forma clara e objetiva, porque apresenta os resultados e as conclusões do tema abordado,
ex: O Palmeiras está a 10 jogos sem ganhar, porém está a 10 jogos sem tomar um gol ou sem perder. Quando isso passa para um texto jornalístico ele fala "O Palmeiras está a 10 jogos sem vitória”, o texto jornalístico vai enfatizar obviamente a tendência dele, o melhor ou o pior, enquanto o artigo científico fala a realidade.
Analisando os fatos de uma forma nua e crua, colocando os dados exatos o jornalístico utiliza esses dados para sensacionalizar, nem sempre distorcendo os fatos, mas podendo anunciar uma leve tendência e uma leve distorção para causar polêmica. Um só programa futebolístico demonstra de maneira demasiada a mesma notícia / fato, polemizando, tudo é motivo para debate e falatório essa é a grande sacada do texto jornalístico que utiliza a comunicação e os fatos para promover uma manchete em cima.
Os textos jornalísticos são despojados, não tão rígidos. São elaborados de forma direta e informativa. O evento é apresentado de forma impessoal. Frequentemente escrito na terceira pessoa. Somente para esclarecer um pouco mais citaremos alguns tipos de texto desta modalidade, dentro outros:
Notícia: linguagem forma direta, caráter informativo, evento forma impessoal, frequentemente evento na terceira pessoa.
Editorial: Opiniões dos diretores do jornal. Textos opinativos.
Reportagem: Descrição e caracterização dos eventos. Devem ser respondidas as perguntas - O quê? Como? Quando? Onde? Por quê? Quem?
Inicialmente verificamos que o texto jornalístico não se prende a preocupação com estudos, estatísticas, mensuração dos resultados e outras análises científicas ou de especialistas.
Já não é o que ocorre no artigo científico, onde há preocupação com a investigação, detalhamento, observação, estudos dos casos. Há delimitação do objeto de estudo.
...