Trabalho de faculdade: Educação do Campo
Por: Ricardo Jerónimo • 15/11/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 386 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
LICENCIATURA EM HISTORIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
PCC
DIDÁTICA ESPECÍFICA
RICARDO JERONIMO DE LIMA RA 1508297
Polo CAUCAIA
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................3
FICHAMENTO............................................................................................4
2.1 TEMA PARA DISCURSÃO......................................................................4
REFLEXÃO................................................................................................5
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS.................................................................6
INTRODUÇÃO
A DISCIPLINA DE DIDÁTICA ESPECIFICA JUSTIFICA‑SE NOS CURSOS DE LICENCIATURA COM O PROPÓSITO DE SITUAR O LICENCIANDO NO CAMPO DA PROFISSÃO DOCENTE DA DISCIPLINA ESCOLAR A QUAL SE HABILITA A ENSINAR. POR ISSO MESMO, TRATA‑SE DE UMA DISCIPLINA COM CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS: UMA VERTENTE HISTÓRICA, OU SEJA, QUE APRESENTA AO FUTURO PROFESSOR A HISTORIA DESSA DISCIPLINA PARA QUE ELE COMPREENDA QUESTÕES RELATIVAS A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO E DAS PRATICAS ESCOLARES; E UM CARÁTER TEÓRICO‑PRÁTICO, POIS DEVE DISPONIBILIZAR AS PRATICAS ESCOLARES QUE DEVEM ENCONTRAR FUNDAMENTOS TANTO NA TEORIA DA HISTORIA QUANTO NA PEDAGOGIA.
FICHAMENTO
ESTA REPORTAGEM TRATA DE UM TEMA QUE ESTÁ TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO. UMA INOVAÇÃO SILENCIOSA, MAS DE ALCANCE DURADOURO, QUE PODE BENEFICIAR MUITO SEU TRABALHO: ESTUDOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ARTE DE ENSINAR, INVESTIGANDO AS MANEIRAS MAIS EFICAZES DE AJUDAR A GAROTADA A COMPREENDER OS CONTEÚDOS. SÃO INVESTIGAÇÕES DE CONCEITOS E TEORIAS DE ARTE, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. CHAMADAS DE DIDÁTICAS ESPECÍFICAS, ENFOCAM AS DIFICULDADES PRÓPRIAS DE CADA ÁREA AFINAL, QUEM DISSE QUE O JEITO DE EXPLICAR FRAÇÕES SERVE TAMBÉM PARA LEVAR A MENINADA A LER?
ESSAS PESQUISAS SE BASEIAM NO DIA A DIA DA SALA DE AULA. "COM MEUS ALUNOS DE PEDAGOGIA, PROCURO CADA VEZ MAIS DISCUTIR AS CIRCUNSTÂNCIAS PECULIARES QUE ELES VIVENCIAM COM AS CRIANÇAS", AFIRMA CARMEM LÚCIA ENTERER, QUE LECIONA DIDÁTICA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. AS PERGUNTAS QUE NASCEM DA PRÁTICA VÃO MUITO ALÉM DO "COMO ENSINAR?". O QUE A TURMA JÁ SABE SOBRE O TEMA A SER TRATADO? QUAIS OS EFEITOS ESPERADOS DE MINHA ATUAÇÃO? E O PRINCIPAL: O QUE ENSINAR - E COMO AS CRIANÇAS VÃO APRENDER ESSE CONTEÚDO?
TEMA PARA DISCURSÃO
QUAL HISTORIA ENSINAR? DIFERENTES PROPOSTAS, DIFERENTES MOMENTOS POLÍTICOS.
REFLEXÕES
PARA TER UMA BOA DIDATICA, O PROFESSOR DEVE TER CONSCIENCIA DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS EM SUA PRATICA PEDAGOGICA COMO A HISTORIA DE SUA DISCIPLINA, PARA COMPREENDER O QUE SIGNIFICAM ALGUMAS EXPECTATIVAS SOCIAIS DE PAIS E ALUNOS. E PRECISO ENTENDER SUA MULTIPLICIDADE E O MOTIVO DA DISTANCIA ENTRE OS DIFERENTES ANSEIOS E AS DEMANDAS DOS EXAMES NACIONAIS BEM COMO, POR VEZES, DAS ENFASES E EXPLICACOES ELABORADAS NOS CURSOS DE HISTORIA, OU SEJA, OS DESAFIOS DO ENSINO DA HISTORIA E SEUS PROBLEMAS.
...