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Por:   •  15/9/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

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FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS FEAD-MG Marcos Pires Canuto (173969) HISTÓRIA DA ARTE Belo Horizonte 2011

Marcos Canuto HISTÓRIA DA ARTETrabalho apresentado à disciplina de História da Arte docurso de graduação em Turismo da Faculdade deEstudos Administrativos de Minas Gerais.Orientador: Marcel de Almeida Freitas. Belo Horizonte 2011

DEDICATÓRIADedico este trabalho primeiramente a Deus por ter me dado vida e saúde, aosmeus pais por ter colocado me no mundo e a você professor, por ter nosdisponibilizado um pouco do seu tempo para nos ensinar a sabedoria através doseu conhecimento, por isso, fica aqui registrado neste trabalho, o meureconhecimento a vocês que nos deram a oportunidade de vencer na vida,superando os nossos obstáculos, obrigado a todos por fazerem parte de nossasvidas.

“O mais livre de todos os homens é aquele que consegue ser livre na própria escravidão”. (François Fénelon)

SUMÁRIOINTRODUÇÃO...........................................................................................................05O Barroco e a ruptura com o Maneirismo..............................................................06Conclusão.................................................................................................................09Referências...............................................................................................................10

6 INTRODUÇÃOEste trabalho tem como objetivo, esclarecer como foi à ruptura do estilo Barroco como Maneirismo e mostrar as divergências que existem entre os dois estilos de arteque teve como protagonista o estilo Barroco que predominou na época da reforma econtra reforma.

7O Barroco e a ruptura com o Maneirismo O Maneirismo antecede ao estilo Barroco, mas não se insere num contextorenascentista, esta Arte entende-se como umas entre as influências renascentistas ea elaboração de algumas características do Barroco, este é um momento mais livre,sem as convenções do renascimento que durou apenas trinta anos. O Maneirismo foi um movimento artístico europeu de referente retomada dealgumas expressões da cultura medieval entre os anos que corresponde a 1515a1610 (ou 1525 até 1600), o mesmo, caracterizou-se pela centralização no modo dese fazer arte, levando à procura de efeitos incomuns que já apontam para a ArteBarroca, como a ampliação das figuras e pontos de vista curiosos, assim, asprimeiras amostras anticlássicas dentro do espírito clássico Renascentistacostumam ser nomeadas de Maneiristas (CRAGOE, 2008). Ele se insere em umnovo contexto histórico, onde aparecem várias tendências ao modo de Da Vinci,Miguel Ângelo, Botticelli, entre outros. Na escultura, este estilo apresenta uma frugalidade, contrapondo-se a uminterior extravagantemente decorado com azulejos e coma talha dourada emescultóricos altares no (caso das igrejas) e nos palácios, predominam as baixelas,porcelanas e mobiliário, o Maneirismo diz respeito à arte, incluindo a literatura doperíodo compreendido entre o renascimento Tardio e o Barroco que vai de 1530 a1620, o mesmo, perde rigor a representação clássica, é mais expressivo e dinâmicoprivilegiando a subjetividade, os sentimentos, a sensualidade e o efeito meramenteplástico e decorativo perdendo o rigor anatômico. Na pintura, esse estilo rompe com os modelos clássicos, culto do bizarro eindividual, com composições complexas e inventivas (não piramidais), com grandeimportância dada ao desenho (serpenteado e vigoroso), com dimensões e estiloseficazes, cromatismos vibrantes e fundos arquitetônicos e paisagens renascentistas;para estes exemplos, citamos Verão. O barroco foi uma ruptura com os modos de arte anteriores, pois ele escapavaàs exigências da ordem e da harmonia, utilizando recursos visuais como diagonaiscurvas e efeitos de luz, que rompia coma ideia renascentista de construção redonda

8e simétrica. O barroco visava atingir os sentidos e não a razão, abusando dedualidades e contradições, o homem se via dividido entre a fé e a razão. Este modelo de Arte aparece predominante entre 1618 e 1714, na épocacorrespondiam ao Antigo Regime, quando se tratava de uma criação de um estadomoderno com estruturas políticas, economias e cultural autônoma afirmada atravésde monarquias absolutistas, o Barroco abrange o período da reforma e contrareforma, o protestantismo (os artistas focavam seu trabalho para uma pintura demodo burguês) e o catolicismo (tinha artistas que promoviam trabalhos religiososque causavam impactos emocionais) O Barroco se ancorava no absolutismo, onde esta arte servia de propaganda ereforçava o poder político que durante este período imperavam grandes contrastessociais como a aristocracia, o Barroco era consireda uma arte urbana do séculoXVII, que tinha como palco em termos religiosos a cidade de Roma, onde o PapaSisto

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