A Dança tem sua importância para alcançar os objetivos da Educação
Por: Karla Silva • 6/5/2018 • Resenha • 826 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
Na escola a dança não é a arte do espetáculo, é educação através da arte. A dança tem sua importância para alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto esta prática propiciana para o aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar. Atualmente, é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física escolar, no entanto, é pouco explorado, e não muito desenvolvido. o trabalho com este conteúdo na escola, muitas vezes, se limita as apresentações em festividades escolares, “as dancinhas”, ou seja, coreografias elaboradas pelos professores a serem incorporadas de forma “mecânica”, as quais não têm significado para os alunos, pois são tratadas de forma superficial.
Uma lista de a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola .Dança bem ensaiado não cumpre o papel artístico e educativo.
A dança na escola tem o compromisso de “ampliar a visão e as vivências corporais dos alunos em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador-pensante de posse de uma linguagem artística transformadora”. a dança já faz parte do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais tanto de Educação Física como de Arte, ou seja, uma prática da cultura corporal a ser desenvolvida de forma interdisciplinar na escola. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", A Dança sempre fez parte da vida humana e antes mesmo do homem falar ele se expressava corporalmente por meio da dança ritualística buscando aproximar-se das forças da natureza. existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair, enfim, viver. Com o passar dos anos, a dança foi sendo cada vez mais conhecida e valorizada. A dança ho je é tratada como um componente fo lclórico, uma diversão, ela é modificada no cu rrículo escolar, dificilmente é tratada como um conteúdo que possui um conhecimento próprio, capaz de apreender a expressão corporal como linguagem.
A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço. Por volta dos 10 anos, a criança sedentária pode apresentar encurtamento de alguns músculos, o que provoca tensão. Esse estado tira o corpo da postura vertical, fundamental para que os sentidos,visão, audição etc. funcionem bem e para manter a concentração inclusive nas aulas. Passos de dança e o alongamento contribuem para evitar a tensão. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente"
A dança como conteúdo escolar inserido nas aulas de Educação Física pode ser trabalhada em vários aspectos trazendo benefícios para o educando emocionalmente, fisicamente, intelectualmente e socialmente, auxiliando de maneira positiva a construção do conhecimento do individuo em relação a cultura corporal do movimento, trezendo saúde e o resgate de aspectos históricos e sócio cultural.
A dança também consegue levar o aluno a conhecer outras culturas, outras crenças, modos de viver diferentes, ainda enqua nto processo educacional po derá contribuir para aprimorar as hab ilidades físicas, os po tenciais de cada um.
...