A EDUCAÇÃO NO CAMPO
Por: Jaqueline Barbosa • 13/10/2020 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
Educação do Campo
- Atividade para nota.
Disserte sobre as suas concepções sobre o PRONERA.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), trata-se de uma política pública que é fruto das lutas sociais, principalmente, pelo MST, que reivindica o acesso a educação em áreas ruas e de produção agrária, visto que os indivíduos dessas localidades por vezes não frequentavam as escolas, pois havia dificuldade em conciliar a vida do campo com o processo de ensino nas instituições. Essa política pública democratizou a educação brasileiras nos diversos cenários da população agrária, ribeirinha e quilombolas. Vale ressaltar que as Secretárias de Educação de cada município devem colocar em prática o que está previsto nessa política pública, ou seja, é possível ofertar uma educação de qualidade para os que estão distantes das zonas urbanas.
O PRONERA é uma grande conquista dos movimentos sociais que visam um melhor desempenho dos jovens/adultos dentro do cenário educacional. Portanto, conforme o Manual de operações de 2004, o programa PRONEIRA apoia e garante princípios dos seguintes temas: inclusão, participação, interação e multiplicação. Os temas citados anteriormente devem ser colocados em ação pelas entidades governamentais sem fins lucrativos (Secretárias de Educação municipais/estaduais) atendendo assim, um público de características peculiares que, mesmo distante dos grandes complexos urbanos também são entidades da sociedade brasileira.
Conclui-se que, esse programa é de total relevância para que se coloque em pratica o que está pautado na Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 205, no qual diz, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Ou seja, os movimentos sociais conquistaram o acesso que já lhes era por direito.
JAQUELINE DE SOUZA BAROSA, 7ºPERÍODO/2020
...