A Gramática do português I
Por: Carolina Rolim • 20/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 633 Palavras (3 Páginas) • 1.297 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão
Disciplina: Gramática do português I
Aluna: Edite Socoloski Rolim Fey
Polo: Indaial
1.Fonologicamente, tanto em armarinho quanto em ar marinho só há um vocábulo. Todavia, morfologicamente, em ar marinho existem dois vocábulos. Como se explica isso?
Na pronúncia, não há diferença entre o primeiro e o segundo conjunto. Em ambos, a temos a mesma combinação de sílabas átonas e tônicas. A diferença crucial entre essas duas estruturas está, no entanto, em seu significado. Ar marinho e armarinho não têm o mesmo significado, nem tampouco possuem a mesma raiz. Esse fenômeno ocorre porque um mesmo vocábulo fonológico pode corresponder a um ou mais vocábulos formais. Na escrita, todavia, essa ambiguidade se desfaz através do espaço entre as palavras.
2. Na frase “A Receita Federal não quer abrir mão de seu papel de criador da política tributária e diz que um aumento no preço elevaria ainda mais o mercado ilícito de cigarros”, quais as formas livres e quais as formas dependentes?
As formas livres são: Receita, Federal, não, quer, abrir, mão, seu, papel, criador, política, tributária, diz, aumento, preço, elevaria, ainda, mais, mercado, ilícito, cigarros.
As formas dependentes são: A, de, de, da (de + a), e, que, um, no (em + o), o, de.
3. Analise a frase a seguir e responda as perguntas.
O Presidente do Sindicato afirma ter constatado que durante a temporada aumenta significativamente o número de pessoas desempregadas ou trabalhadores de outras atividades que conseguem ter renda ou a incrementar como garçons e garçonetes.
a) A frase é formada por quantos vocábulos?
Trinta e cinco. (do) é = de + o. E, é formada por dois vocábulos).
b) Quais os vocábulos da frase que podem ser segmentados em unidades de sentido menores? Presidente, Sindicato, afirma, ter, constatado, temporada, aumenta, significativamente, número, pessoas, desempregadas, trabalhadores, outras, atividades, conseguem, ter, renda, incrementar, garçons, garçonetes.
c) Em que vocábulos há elementos marcadores de plural?
Pessoas, desempregadas, trabalhadores, outras, atividades, conseguem, garçons, garçonetes.
d) Em que vocábulos há elementos marcadores de gênero?
Desempregadas, outras, garçons, garçonetes.
e) Em que vocábulos há elementos marcadores de tempo?
Ter, incrementar.
f) Em que vocábulos há marcadores de pessoa?
Conseguem.
g) Há vocábulos que não aceitam acréscimo de elementos e, por isso, são classificados como invariáveis?
Sim. São eles: de (o), que, de, ou, de, de, que, ou, como, e, durante.
Lembrando que: o artigo “o” e o pronome “a” flexionam-se em gênero e número.
4. Qual a diferença entre morfologia flexional e morfologia derivacional?
A morfologia flexional, está relacionada com a flexão. O mecanismo de flexão ocorre em um sistema fechado de categorias gramaticais, em que uma palavra apresenta diferentes formas para diferentes categorias e essas categorias são caracterizadas por formas regulares (por exemplo, [s] para plural, [a] para gênero feminino, [m] para terceira pessoa plural, [sse] para imperfeito do subjuntivo).
...