A Literatura Brasileira Poesia
Por: Paulo Vitor • 1/9/2021 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Brasília, 30 de abril de 2020.
Disciplina: Literatura Brasileira Poesia
Professor(a): Juliana Carvalho de A. de Barros
Nome : Paulo Vitor Alves da Silva
RA: D56IIJ7
Disciplina: Literatura
Turma:LL4/LL5A30
Turno:Matutino
PLANO DE AULA
Assunto: Romantismo
Público-alvo: 1º ano do Ensino Médio
Tempo de aula: um tempo de 50 minutos
Conceito:O Romantismo foi um movimento que começou na Europa, nas últimas décadas do século XVII. Ele teve um impacto muito além da Literatura, apesar de seu nome ser associado a essa matéria. O Romantismo influenciou as Artes de forma geral, a filosofia e até mesmo o pensamento político de sua época.
Durante o período em que esse movimento durou, a sociedade destacou o que foi chamado de espírito romântico: uma atitude e visão de mundo centrada no indivíduo. Seu objetivo era se diferenciar do pensamento iluminista, que pregava a objetividade e colocava a razão no centro do mundo.
Portanto, mesmo em grande parte do século XIX, esse espírito romântico produziu teorias filosóficas e obras artísticas bastante subjetivas. Os autores retratavam o drama humano, as emoções vivenciadas pelas pessoas, os amores trágicos e ideais utópicos.
Objetivo geral: Levar os alunos a compreender a história do Romantismo no Brasil, a Recitar poesias; experienciar a estética por meio de poesias; identificar e diferenciar texto romântico de não-romântico; identificar características do romantismo em alguns textos e produzir poesias, além de fazê - lo obter grande conhecimento sobre o Romantismo.
Competências e habilidades:
- Conhecer a estrutura formal do poema;
- Distinguir texto romântico de não-romântico;
- Conhecer funções da linguagem, principalmente a referencial e a poética.
Habilidades da BNCC:
(EM13LP51) Analisar obras significativas da literatura brasileira e
da literatura de outros países e povos, em especial a portuguesa, a
indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da
crítica literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos),
considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com
outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o
modo como elas dialogam com o presente.
(EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e
críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e
dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos,
playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
(EM13LP53) Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias –
mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos
do repertório artístico –, e/ou produções derivadas (paródias,
estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou
subjetivamente com o texto literário.
Metodologia:
- Recurso visuais;
- Lousa;
- Textos impressos.
Avaliação da aprendizagem:
- Apresentação de slides;
- Após a apresentação do conteúdo, organizará -se a sala em um grande círculo para a discussão do conteúdo apresentado. Os alunos receberão cópias de diversos textos para que sejam analisados, indicando as características presentes em cada um, que permitam classificá-los como textos românticos e não românticos.
- Alguns dos textos apresentados pelo professor para que o aluno possa fazer a classificação, serão referentes a escolas literárias anteriores ao Romantismo, como por exemplo o Classicismo. Os textos do Romantismo serão retirados da obra Folhas Caídas, de Almeida Garrett e a obra O Noivado do Sepulcro de Soares de Passos.
- Correção das análises solicitadas;
- Avaliação do conteúdo apresentado por meio de correção oral juntamente aos demais alunos.
Referências bibliográficas
Folhas Caídas, de Almeida Garrett
O Noivado do Sepulcro, de Soares de Passos
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