A Poesia Verbivocovisual: Uma Comparação Entre O Poema xícara E Beba Coca-Cola
Dissertações: A Poesia Verbivocovisual: Uma Comparação Entre O Poema xícara E Beba Coca-Cola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 3/8/2014 • 1.374 Palavras (6 Páginas) • 3.958 Visualizações
A poesia verbivocovisual: Uma comparação entre o poema xícara e beba Coca-Cola
MARLISON ALEXANDRE DOS SANTOS
Resumo:
A poesia concreta foi um movimento literário nascida nas décadas de 40 e 50,e tinha a proposta de quebrar o paradigma atual. Veio com proposta de vanguarda e com um estilo novo e robusto, quebrando as antigas formas e trazendo para a poesia não apenas as formas fixas dos poemas clássicos, mas também uma proposta diferente de idealiza-la, assim a poesia concreta trabalhou com os sentidos, não se restringindo ao textual, mas também ao visual ao concreto.
Palavras-chave:Poesia,Concreta,formas,sentidos
Introdução
O que é poesia verbivocovisual? O que é poesia concreta, o que é concretismo, o que significou para a o mundo literário? Essas e outras questões poderão ser respondidas a partir deste trabalho. Abordaremos entre outras coisas, como foi seu surgimento no Brasil. Como se desenvolveu e quem participou desse movimento. O comportamento na sociedade e por fim temos dois poemas que serão analisados e comparados entre si.
1. O que é a poesia verbivocovisual ?
Para Aulete (2014) a palavra verbivocovisual é definida como, “1. Poét. Na poesia concreta, diz-se da forma de apresentação de um poema em que o texto é organizado segundo critérios relacionados aos aspectos gráficos e fonéticos das palavras; integração do verbal, do visual e do sonoro: a dimensão verbivocovisual da poesia. [Conceito criado por James Joyce, poeta irlandês (1882-1941).]”.
A palavra verbivocovisual surgiu a partir dos estudos de Jemes Joyce,a palavra sintetiza a relação que a poesia concrete possui: o som ,o visual e o sentido das palavras.
2. O concretismo no Brasil
A poesia concreta brasileira surge na década de 50,em meio ao boom industrial que o Brasil passava desde a revolução Varguista, e principalmente o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960).
O Brasil passava por um momento muito interessante economicamente. A indústria crescia vertiginosamente, os automóveis, a televisão o telefone, e tantas outras tecnologias agora estavam nas mãos da população.
De acordo com Philadelpho Menezes poesia concreta estava
intimamente associada ao movimento de boom desenvolvimentista que levanta o país nos anos 50, simbolizado exemplarmente pelo plano de criação de Brasília, uma nova cidade idealizada como centro do poder, matematicamente situada no centro geográfico do país. Basta recordar que o principal texto da poesia concreta, publicado em 1958, tem o título Plano Piloto para Poesia Concreta, assinado por Augusto de Campos (1931), Haroldo de Campos (1929-2003) e Décio Pignatari (1927-2012). É uma citação direta e assumida do Plano Piloto para a Construção de Brasília, elaborado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que sonhava construir do nada, em meio ao inóspito cerrado do Planalto Central brasileiro, uma cidade dentro dos moldes mais racionalistas idealizados pelo urbanismo modernista europeu (...).(ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL LITERATURA BRASILEIRA,2013)
Outro fator importante foi a impulsão da indústria editorial que chegou a mais de 60 milhões de livros em 1962.Esse incentivo propiciou a popularização do movimento.
Com todo esse processo de desenvolvimento, do poder de compra da população, a vida cada vez frenética e de mudança cultural, exigiu dos artistas novos modelos de expressão, e foi na poesia concreta que esse novo modelo se incorporou.
Mas foi em 1955 que o concretismo se consolidou, “foi em um festival de musica de vanguarda que o grupo formado por Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari usou pela primeira vez a expressão "poesia concreta”” ( ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL LITERATURA BRASILEIRA,2013).
3 As características da poesia concreta
O texto concreto é propositalmente trabalhado visualmente. Os artistas dessa linha tratam de assuntos cotidianos e a ênfase está na figura, na impressão e no sentido que a imagem passará para o observador leitor.
O concretismo diferente de outros movimentos literários, não aconteceu tardiamente no Brasil, ao contrário, o concretismo brasileiro foi pioneiro no mundo e como podemos observar,
O Concretismo é o primeiro "produto de exportação" da poesia brasileira, para usar a expressão de Oswald de Andrade (1890-1954), pois foi concebido como movimento internacional e surgiu, se não antes, pelo menos ao mesmo tempo em que se manifestava em outros países. O lançamento oficial ocorreu em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Mas desde 1952, quando lançaram a revista Noigrandes, os poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos já refletiam sobre e praticavam a poesia concreta. (ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL LITERATURA BRASILEIRA, 2013).
Para os concretistas o modelo poético tradicional, já não era mais interessante, - estava em crise, devido suas desgastadas formas. Opunham-se a poesia lírica, subjetiva e discursiva, os concretistas tinham no real no cotidiano sua proposta principal, muitos tinham como inspiração os movimentos sociais.
4. Poetas de maior expressão
Sem dúvida nenhuma, os maiores expoentes da literatura concreta foi Décio Pignatari e Haroldo e Augusto de Campos.
Esses autores além de se destacarem na poesia concreta foram grandes expoentes dos estudos da linguagem.
5. Análise comparativa entre os poemas concretos xícara e beba Coca-Cola
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/decio_pignatari_2.html
Xícara, Fábio Sexugi
O poema acima é de Fábio Sexugi,e com ele podemos observar que o autor utiliza toda a carga visual para transmitir ao leitor sua expressão artística.
Muito comum nos poetas concretos, à quebra do tradicional poema preso a formas fixas, dá lugar a poemas com formas livres, com apelo propositalmente visual.
O poema de Sexugi mostra a figura de uma xícara, seu título é xícara. O artista brinca com as palavras e com o sentido delas, podemos observar claramente que o poeta utiliza as palavras como ferramenta para moldar a forma que ele pretende, no caso o objeto xícara. Trabalha também a pontuação. Observamos que genialmente o poeta utiliza o ponto de interrogação com o intuito de tanto servir como pontuação gramática como também o utiliza pra representar a asa do objeto pretendido.
Segundo Iumna Maria Simon e Vinicius de Avila Dantas, "Décio Pignatari lança, em 1964, um manifesto (assinado conjuntamente por Luiz Ângelo Pinto) formulando a idéia do poema-código (ou semiótico). Por trás desta idéia existia o desejo de reformular a proposta de poesia participante, transformando o poema-sem-palavras numa forma visual de comunicação universal. A linha de experimentação do Concretismo seguia caminho, buscando relações que estivessem além do código verbal. E não é por acaso que os poemas-código de Décio e pop-cretos de Augusto de Campos sirvam de testemunho de época, escritos após o golpe militar de 1964. Ao mesmo tempo em que o Concretismo vivia a fase final de uma militância ortodoxa, passava a incorporar sensivelmente novas questões e a explodir em várias direções.”.
Nesta mesma linha temos o poema Beba Coca Cola,
http://professoramarialucia.wordpress.com/2012/09/15/xicara-fabio-sexugi-poesia-concreta/
(Beba) Coca Cola, Décio Pignatari
O poema Beba coca cola é outro exemplo dessa poesia. No caso da poesia beba coca cola, o poeta faz uma crítica contundente a marca, e até ao apreciador da marca, no trecho “beba babe cola, o poeta brinca com as palavras trazendo sentidos diversos, o poeta nos leva a refletir e a pensar na crítica exposta.
Podemos observar, portanto que ambos os poemas traduzem um movimento muito rico na literatura brasileira. A poesia concreta.
Tanto o poema Xícara como Beba coca cola, foge do estilo clássico, o poema concreto de vanguarda vem com uma proposta voltada para a construção dos sentidos a partir das impressões visuais, das cores, dos traços físicos, da textura etc.
Observamos também que a simbologia é ponto comum entre os poemas, apesar de cada um ter um foco diferente, enquanto o primeiro brinca com as rimas, as formas e trabalha a metalinguagem, o segundo trabalha com as cores, as palavras soltas à crítica a sociedade. Mas os poetas acabam convergindo quando observamos que o veículo utilizado para dar sentido a proposta é o símbolo, o visual o concreto.
5. Considerações Finais
A poesia concreta foi um movimento literário fundamental para o momento histórico da época em que eclodiu. O movimento como vimos, diferentemente dos outros, foi o movimento forte e de influência internacional, sendo precursor em todo o mundo de uma nova arte, que traria uma proposta totalmente diferente das atuais naquele momento.
Este trabalho, portanto, mostrou o surgimento no Brasil, suas influências e os principais expoentes desta literatura, e por fim estudamos a comparação de dois poemas, onde elencamos as semelhanças entre ambos.
REFERÊNCIAS
Enciclopédia Itaú Cultura e literatura brasileira.Disponível em:http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=definicoes_texto&cd_verbete=9594&cd_item=237&cd_produto=84.Acessaso em 29/07/2014
IDicionário Aulete.Disponível em :http://www.aulete.com.br/verbivocovisual.Acessado em 29/07/2014
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Humanitas: FFLCH - USP, 1998.
MENEZES, Philadelfo. Roteiro de leitura: poesia concreta e visual. São Paulo: Ática, 1988.
...