TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE INDIVIDUALIZADA: VIDAS CONTADAS E HISTÓRIAS VIVIDAS

Por:   •  28/8/2022  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade individualizada

BAUMAN, Zygmunt. A SOCIEDADE INDIVIDUALIZADA: VIDAS CONTADAS E HISTÓRIAS VIVIDAS; Educação, sob, para e apesar da pós-modernidade. ZAHAR.1. Ed. 06 de novembro de 2008. 324 p.

        O livro A SOCIEDADE INDIVIDUALIZADA: vidas contadas e histórias vividas, de autoria do Professor, filósofo e sociólogo: Zygmunt, foi lançado na data de 06 de novembro de 2008, na edição português brasileiro, pela editora ZAHAR, sendo sua primeira edição no Brasil.

No capítulo em questão, trata-se que, a educação na pós modernidade, veio no sentido de capacitar o senso analítico e crítico do indivíduo, além de possibilitar a construção intelectual e cognitiva do meio social.

        O capítulo não possui subtítulos, possuí uma ampla discussão entre teorias relacionadas a educação, sociologia e psicologia moderna. Conta com 14 páginas para leitura, 51 parágrafos, 6164 palavras, 6 citações, sendo diretas e indiretas e conteúdo da autora Margaret Mead.

 Partindo desse princípio, hoje vivemos em uma sociedade individualizada em que cada indivíduo busca seus próprios interesses e objetivos individuais, no entanto, deve-se compreender que a sociedade é como um corpo, corpo esse que é composto por membros, onde cada membro tem uma função e eles não são dependentes de si, mas dos outros membros, para que o corpo em geral possa haver o funcionamento geral.

        É de suma importância, que haja um maior reconhecimento da educação como promotora da coletividade, apesar de cada indivíduo ter interesses próprios, é imprescindível que haja uma educação coletiva para que a sociedade chegue em um êxito. Desde os tempos Iluministas, a educação vem sendo entendida como um conjunto de estrutura rígida e sólida, ao qual seus teóricos e praticantes vem observando que ‘’a sociedade democrática é uma enorme instituição pedagógica’’, ou seja, um lugar onde existe a auto-educação de seus cidadãos. É de suma importância haja o questionamento de quais aspectos educacionais podem ser desenvolvidos no processo educacional, para incorporar mais esperança ao aspecto de ‘’deuteroaprendizado’’ da educação. A  questão, aplica-se à educação como um todo, entre o esforço de educar e racionalizar a sociedade para que possa haver uma transformação no projeto educacional moderno.

        É evidente a quantidade de informação teórica sobre sociologia e filosofia aplicadas à educação, presentes no capítulo em questão, associando uma variedade de metodologias e teorias voltadas para o estudo da sociedade. O livro torna-se útil para aqueles que querem ter o contato com autores que fazem uso de teorias humanas aplicadas na sociedade para estudar, analisar e compreende-la como um ciclo interligado aos membros que a compõem.

        Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês, nascido em 1925 na cidade de Poznan, Polônia, é considerado um dos grandes estudiosos da Pós- Modernidade e de  como as relações humanas desenrolam-se no arranjo social complexo, global e secular. Suas obras influenciaram os estudos em sociologia, filosofia e psicologia. É um dos maiores intelectuais do século XXI, denominou a Pós-Modernidade ao perceber que ‘’as relações ocorrem pelo espaço entre os dedos’’. Bauman escreveu ao todo 50 obras, portanto, serão listadas apenas as principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com