A SUGGESTOPEDIA
Por: prishmoura • 31/1/2018 • Seminário • 753 Palavras (4 Páginas) • 938 Visualizações
SUGGESTOPEDIA
Priscilla Moura
O que é?
- Suggestopedia (Reservopedia) é o resultado da mistura de dois outros termos: suggestology e pedagogy.
- Sugestologia é o estudo cientifico da sugestão mental, das suas causas e da sua relação com o meio ambiente e com os comportamentos do ser humano.
Histórico
- Esse método foi desenvolvido em 1960 pelo psiquiatra e educador búlgaro Georgi Lozanov.
- Ele criou esse método com o objetivo de ajudar as pessoas a enfrentarem uma dificuldade que muitas sentem ao aprender uma língua estrangeira:
BARREIRAS PSICOLOGICAS[pic 1]
- Larsen-Freeman (1986:72) afirma que, para Lozanov e outros pesquisadores, o ser humano usa apenas entre 5% e 10% da sua capacidade mental devido as barreiras psicológicas.
- Dessa forma, os outros 95% ou 90% de reservas mentais ficam escondidos, ociosos, mas podem ser usados se a pessoa for dessugestionada, ou seja, liberada de sugestões negativas preexistentes.
[pic 2]
Existem dois fatores que tendem a aumentar a tensão dos alunos ao aprender uma língua estrangeira, são:
- O uso, por parte do professor, apenas da língua alvo, o que pode deixar algum aluno frustrado por não entender determinados enunciados;
- E o medo que o aluno tem de ser julgado pelo professor por causa da pronuncia ou da construção sintática que faz.
- Lozanov se preocupou em encontrar uma solução para a tensão dos alunos e faze-los perder o medo de errar. Foi então que teve a ideia de atribuir-lhes identidades substitutas.
Ex: Arya Stark, quem comete erros na aula é ela, e não eu, Priscilla Moura.
- Contudo, ele propôs sete leis, ou condições, que englobam os princípios mais importantes da Suggestopedia, com o intuito de guiar o professor que deseja ajudar os seus alunos a se “dessugestionarem” e assim, facilitando a aprendizagem dos mesmos.
- A primeira lei é o AMOR, que não deve ser entendido como algo sentimental, mas como amor pelo ser humano.
- A segunda lei é a LIBERDADE, que deve ser entendida como uma forma de deixar tanto o professor como o aluno livre em sala de aula, mas no contexto da aprendizagem e não da “bagunça”.
- A terceira lei é a CONVICÇÃO DO PROFESSOR DE QUE ALGO INCOMUM ESTA ACONTECENDO. O professor precisa estar convicto de que algo extraordinário esta ocorrendo na sala de aula, ou seja, precisa passar confiança e ser otimista em relação a aprendizagem de seus alunos.
- A quarta lei é o AUMENTO DUPLICADO OU TRIPLICADO DO VOLUME DE INPUT, ou seja, o material didático deve ter de duas a três vezes mais palavras e estruturas morfossintáticas do que o material didático de outros métodos de ensino.
- A quinta lei é GLOBAL-PARCIAL, PARCIAL-GLOBAL; PARCIAL POR MEIO DO GLOBAL, que diz que o ensino das palavras e das estruturas gramaticais não deve ser feito em isolamento, separadamente do discurso.
- A sexta lei é a PROPORÇÃO DOURADA, que de acordo com Lozanov é quando o processo de ensino encontra equilíbrio em termos de ritmos, entonações, estímulos emocionais e etc.
- Já a sétima e ultima lei é o USO DA ARTE E DA ESTÉTICA CLÁSSICAS, que visa no relaxamento físico e mental que o estudante precisa atingir para poder utilizar suas reservas mentais, facilitando seu aprendizado.
Exemplo: Música clássica durante as aulas
[pic 3]
As principais técnicas segundo Larsen-Freeman (2008) são:
- Adequação da sala a certo tipo de luz, cadeira, decoração e etc.;
- Uso de pôsteres na parede com expressões gramaticais;
- Visualização com olhos fechados d cenas imaginarias;
- Criação de nova identidade descrita pelos alunos;
- Dramatização de situação improvisada;
- Leitura ao ritmo de músicas;
- Escuta de leitura com olhos fechados;
- Leitura dramatizada de pequenos textos (os alunos lêem rindo, chorando, cantando e etc.)
É certo dizer que em uma escola pública no Brasil não seria possível adotar esse método por conta das condições materiais que o mesmo exige:
- As salas de aula devem ser pintadas com cores suaves.
- Deve ter assentos ou poltronas confortáveis.
- Sistema Multimídia de qualidade.
- Professor capacitado e de preferencia fluente.
- Materiais artísticos ou de Ioga a disposição dos alunos.
De acordo com Lozanov, o professor fica com a responsabilidade de ser o facilitador da aprendizagem do aluno, fazendo o uso de diferentes técnicas para ajuda-lo a combater a tensão e o medo de interagir com um novo idioma em sala de aula.
...