A hora da estrela
Por: Renata Souza • 21/4/2019 • Dissertação • 384 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
DIREITO DAS MULHERES
O papel da mulher no núcleo familiar
Ao longo de boa parte da história da humanidade, a mulher desempenhou um papel secundário na família, assumindo as atividades corriqueiras como limpar, passar, cozinhar, etc., sendo posta como figura frágil e, consequentemente, submissa ao homem. Mas a definição de família vem sofrendo muitas transformações. O número de divórcios têm aumentado consideravelmente nos últimos dez anos, mudando sistematicamente o papel da mulher e o modelo de família. Hoje a mulher é independente e encara com maior facilidade os desafios diários como a maternidade, trabalho e vida social.
Hoje as mulheres não ficam restritas ao lar e a família. Elas comandam escolas, empresas e países. Segundo dados do IBGE (2000-2010), famílias chefiadas por mulheres aumentaram de 22,2% para 37,3% do total do país. Isto significa que mudanças no papel da mulher requer diretamente mudanças no papel do homem.
As mulheres já possuem liberdade financeira e emocional. Segundo estudos, 85,1% das mulheres, em caso de divórcio, possuem a guarda integral dos filhos, ou seja, apenas 7,4% possuem guarda compartilhada e, nos casos em que a guarda total fica com o pai, pode ser devido ao fato da opção ser da própria mãe.
Algumas obras literárias relatam o papel da mulher explicitada como frágil, fazendo uma contraposição com a realidade atual. A exemplo, a obra de Clarice Lispector, “A Hora da Estrela”, onde a personagem principal, ‘Macabéia’, vive o papel da mulher inocente e casta, que ao viver o episódio da perda da tia, se vê obrigada a viver independentemente, trabalhando, provendo seu sustento, e se tornando o núcleo de sua própria família.
De acordo com os exemplos e dados citados pode-se dizer que a mulher de hoje tem uma maior autonomia, liberdade de expressão. A mulher do século XXI deixou de ser coadjuvante para assumir um lugar diferente, tanto familiar e socialmente, com novas liberdades, dando voz ativa a seu senso crítico. Adquiriu poder financeiro e de comando, funções antes só realizadas pelo marido. Deixou-se de acreditar numa inferioridade natural da mulher diante da figura masculina nos mais diferentes âmbitos da vida social. Assim, a mulher atual declara como conquista o poder de prover sua família, independentemente de haver ou não a participação do homem no núcleo familiar.
Renata Ferreira de Souza, Mayme, Renato, Matheus Rodrigues Menezes, Marcus Antonio Fleury
Elaine Nicolodi
...