AP II de português
Por: Carla Soares • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 427 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
1) Qual é o tema de que trata a crônica e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto um trecho que justifiquem a sua resposta sobre o tema e um argumento que o autor usa para defender seu ponto de vista.
Podemos dizer que o tema se concentra em: “Você é a única pessoa que pode acabar com sua própria expectativa”.
O texto nos faz refletir sobre a grande verdade qual desconhecida por parte de muitos ao nosso redor, principalmente por nós mesmo, pois os maiores responsáveis por estarmos bem ou mal, por se sentir em prejuízo ou lucro ou em alguma situação qualquer, somos nós mesmos.
É necessário que todo o dia olhemos aos espelhos da vida para enxergar que a barreira está a nossa frente o tempo todo, sendo essa tendo nosso próprio nome, imagem e semelhança.
A justificativa de minha resposta está no trecho abaixo citado:
“Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo“.
2). Para leitura e compreensão dessa crônica quais tipos de conhecimento prévio que são exigidos? Justifique sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que apreendeu.
Nós fomos feitos para pensar, por isso somos capazes de traçar nossos próprios passos, isto é, se em algum momento tropeçarmos temos a convicção de que não olhamos direito o caminho.
Quer dizer que para a compreensão é necessário pensar, entrar no personagem e refletir sobre sua própria forma de viver. Como foi citado anteriormente, no trecho ''VOCÊ MESMO! “Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida” deixa claro que você tem livre arbítrio, tanto para fazer quanto para pensar.
3). Para entrega da atividade responda as duas perguntas anteriores em formato de um único texto.
Saber interpretar o caso citado na crônica de Luís Fernando Veríssimo é fácil comparando à nossa própria vida, pois, o refletir sobre a verdade talvez seja uma das maiores dificuldades que temos quando o assunto somos nós mesmos, porém, aprendemos com grandes lições sobre “somos nós o nosso problema”.
Quando nascemos tivemos o apoio de duas grandes pessoas (Pai e mãe) para que ocorresse tudo bem na fase de crescimento, claro, até certo período de nossa vida.
Passamos a ser independentes quando atingimos certa idade, isto é, passamos a ter a responsabilidade sobre nosso próprio viver, é quando somos “obrigados”, a saber, lhe dar com os altos e baixos do cotidiano.
...