APRESENTAÇÃO DO MANUAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Artigo: APRESENTAÇÃO DO MANUAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CRYSLEMOS2013 • 10/10/2013 • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 1.722 Visualizações
Projeto
Titulo: O Patinho Feio
Faixa etária: 6 (seis) a 9 (nove) anos (Séries Iniciais do Ensino Fundamental).
Objetivo compartilhado com os alunos (produto final)
Ler a história do patinho feio, junto com os alunos fazendo-os entender a importância da aceitação do outro mesmo com suas diferenças, mostrar que nas nossas diferenças nos tornamos únicos e assim cada um tem a sua beleza. Realizar a reescrita da história substituindo os trechos em que o pato feio é menosprezado baseando-se na aceitação do outro.
Justificativa
A intenção do trabalho com este projeto e propiciar ao aluno o contato com a leitura e a escrita a priori. No segundo momento demonstrar a importância de valores como o respeito, aceitação e as diferenças.
O que se espera que os alunos aprendam
1. Realizar uma leitura com compreensão;
2. Aprender as características de uma fábula como, por exemplo, a moral da história, os animais falantes e etc;
3. Saber reconhecer os falantes;
4. Produção de textos individuais para apresentação do conhecimento adquirido;
5. Procedimentos de revisão de texto;
6. Execução do trabalho pedido.
O que o professor deve garantir no decorrer do projeto
1. Compreensão e entendimento;
2. Incentivo a leitura e a escrita;
3. Disponibilizar os materiais necessários;
4. Inclusão e participação de todos os alunos;
5. Analise e entendimento do conteúdo desenvolvido.
Etapas previstas
1. Apresentação da história;
2. Leitura da história
3. Discussão dos pontos principais da história;
4. Explicação de porque ocorrem os fatos na história;
5. Roda de conversa para discussão dos trechos a serem retirados.
6. Reescrita do texto, sem os trechos negativos;
7. Leitura dos novos textos produzidos.
Aula-tema 06: Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor ao trabalhar com as histórias.
Texto: As finalidades dos procedimentos de avaliação para o professor.
Para o professor os procedimentos de avaliação devem ser de acordo com a modalidade de educação em que está inserido. Desta forma o professor quando na educação infantil a avaliação é feita através de registros e observação do desenvolvimento dos alunos, sem a cobrança de notas pelo mesmo.
Quando no ensino fundamental o papel do professor continua sendo o de registro observação, porém nesta etapa de ensino exige-se do aluno a nota para a sua avaliação desta forma o professor deve realizar avaliação escritas, para a composição da nota.
Texto: As finalidades dos procedimentos de avaliação para a criança.
Para a criança a avaliação é de fundamental importância no que se trata do aprendizado é na avaliação que o aluno toma consciência do que aprendeu ou não.
A avaliação não deve ser feita apenas de uma forma mais a diversificação das avaliações mostrará o concreto do aprendizado, por exemplo: existem crianças que não escrevem bem, porém são capazes de interpretar corretamente, desta forma a falha está na transcrição do que a criança aprendeu, então não se pode dizer que este aluno nada sabe, ele tem sim o seu conhecimento, para estes casos para que o aluno não saia prejudicado o ideal é que haja uma avaliação escrita e outra oral.
É de extrema importância mostrar ao aluno o seu erro, avaliar apenas com notas sem passar a eles o Feedback não ajudará na compreensão de nenhuma matéria.
Texto: As finalidades do Portifólio para os procedimentos de avaliação.
O uso do portifólio na educação tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno levando a participar do processo avaliativo. O Portifólio é construído ao longo do ano como estratégia tem o seu fechamento bimestral.
O portifólio deve ser organizado em pasta com folhas plásticas, nele fazem parte os seguintes documentos: Ficha de identificação da criança, lista e foto com os nomes de todas as crianças da turma, relatório dos trabalhos realizados em cada bimestre, amostra dos trabalhos da criança com os comentários da professora e relatos do desenvolvimento afetivo de cada criança.
Com tudo isto o portifólio contribui na prática pedagógica, é bom enfatizar que construir portifólio é muito mais do que organizar uma pasta com amostras de trabalhos das crianças. Se todos da comunidade escolar estiverem conscientes da sua importância, terá em mãos um valioso instrumento de avaliação do processo de crescimento das crianças, das professoras, e da escola como um todo.
Bibliografia:
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.
PERRENOUD, P. Avaliação. Da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
HERNÁNDEZ, F. A avaliação na educação artística In Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SHORES, E. e CATHY, G. Manual de Portifólio - Um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Site:
https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EOTlmMWVlNjYtNGFjMy00ZDM4LThjMGMtOWRhZGY0NDdiYzVh/edit?hl=pt_BR
https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EMmE5ZGM0ZTAtMjlhYS00YTBkLWFjM2ItOTEyZTU2M2M0OTU0/edit?hl=pt_BR
...