ARTICULAÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA
Artigo: ARTICULAÇÃO TEXTUAL: COESÃO E COERÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: admpentagono • 24/3/2015 • 240 Palavras (1 Páginas) • 4.222 Visualizações
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito, ou lido.
Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto.
Essa coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Por exemplo, o uso de uma determinada sigla, que para o público a quem se dirige deveria ser de conhecimento geral, evita que se lance mão de repetições inúteis.
As placas a seguir apresentam problemas de coesão, ou seja, a ligação, conexão entre as partes do enunciado não foram feitas de maneira adequada; e também problemas de coerência, ou seja, o sentido das mensagens não foi contruído adequadamente ou se apresenta de forma contraditória.
Observe atentamente cada uma das placas e explique o que há de errado com cada uma delas, e como elas deveriam ter sido escritas para que o leitor pudesse entendê-las sem equívocos ou confusões.
PLACA 1
PLACA 2
PLACA 3
PLACA 4
PLACA 5
PLACA 6
PLACA 7
PLACA 8
PLACA 9
PLACA 10
PLACA 11
PLACA 12
PLACA 13
PLACA 14
PLACA 15
PLACA 16
PLACA 17
PLACA 19
PLACA 19
FONTEShttp://blogdadonarita.blogspot.com.br/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html
...