ATPS TEORIA DO LETRAMENTO
Por: Massayorose • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.765 Palavras (12 Páginas) • 460 Visualizações
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE JUAZEIRO-BAHIA
CURSO: LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
III PERÍODO: TEORIAS DO LETRAMENTO
TUTORA PRESENCIAL: SHEILA MANUELA GONÇALVES BORGES
COMPONENTES:
ANGELA MARIA DA SILVA SANTOS – RA 393285
JOSÉ NAIRTON ALVES DOS SANTOS – RA: 395657
NIKSON DARLAN DA SILVA – RA 398873
ROZILDA BARBALHO GONZAGA – RA 392177
SANDRO ROMILTON FERREIRA DA SILVA – RA 399067
TÍTULO: LETRAMENTO NA SOCIEDADE MODERNA
JUAZEIRO-BAHIA
21 DE NOVEMBRO DE 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
TEORIAS DO LETRAMENTO
PÓLO: JUAZEIRO-BA
TÍTULO: LETRAMENTO NA SOCIEDADE MODERNA
Trabalho acadêmico como requisito de nota do curso de Licenciatura em Letras do 3º período, solicitado pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, pólo de Juazeiro-BA, da disciplina Teorias do Letramento, solicitado pela Prof. Caio Mira e orientado pela tutora presencial Sheila Manuela Gonçalves Borges.
JUAZEIRO-BAHIA
21 DE NOVEMBRO DE 2013
3
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................................4
2 O QUE É LETRAMENTO?....................................................................................................4
3 A ESCRITA É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E POSSUI UM ASPECTO HISTÓRICO SOCIOCULTURAL ............................................................................................6
4 LER E ESCREVER É APRENDER A CODIFICAR E DECODIFICAR?............................7
5 QUAIS AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO EM QUE O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO SÃO EMPREGADOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA?....................8
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................10
REFERÊNCIAS......................................................................................................10
4
1. INTRODUÇÃO
Como requisito da disciplina Teorias do Letramento, os acadêmicos do curso de Letras da Universidade Anhanguera produziram este artigo crítico-reflexivo sobre a temática do letramento na nossa sociedade nos dias de hoje.
A leitura e a escrita utilizada diariamente por todos os indivíduos sejam em suas escolas, trabalhos, ou afazeres rotineiros possui um caráter inclusivo e de abertura de possibilidades de melhorias de vida. De posse dessas informações, o profissional que irá trabalhar com a alfabetização, seja de jovens ou adultos, deverão estar sempre antenados com as novas tecnologias e principalmente atuando em sua práxis conscientemente e sempre procurando melhorar a qualidade de vida seus alunos.
Começando com a definição e desmistificação do que o letramento e como diferenciá-lo de alfabetização, que sempre esteve ligado ao sistema alfabético de escrita e aos sinais gráficos agora os transformando em fala, o letramento vai mais além incorporando a isso as habilidades de uso da escrita e da leitura em suas situações sociais.
Num segundo momento a escrita ganhou ênfase por possuir um aspecto histórico sociocultural nesse nosso mundo em que a grafia está em primeiro plano. As sociedades se comunicam no mundo letrado, sempre houve na humanidade uma busca por colocar por escrito os seus pensamentos e essas transformações acompanharam a evolução do homem por entre os séculos e nós destacamos em forma de resenha esta conquista e forma de domínio das classes dominantes.
Na resenha: “ler e escrever é aprender a codificar e decodificar?” foi esclarecido como isso acontece esses dois processos, quais as nossas opiniões de como os professores de alfabetização devem agir para melhorar as suas práticas em sala de aula e ter sempre em mente que o mais importante é o seu aluno e de como se deve agir para ajudá-lo a conquistar o seu espaço na sociedade de hoje.
2. O QUE É LETRAMENTO?
Letramento ou literacy, termo conhecido da língua inglesa, é a consequência ou o resultado de um ato de ensinar a ler e escrever; a condição de ser educado; de saber ler e também escrever, mas somente isso não basta na aprendizagem do aluno, é preciso saber fazer uso das práticas sociais da leitura e da escrita, é necessário ampliar e ir além da alfabetização,
5
envolvendo-o nas atividades práticas relacionadas com o mundo da leitura e da escrita. E isso terá reflexos permanentes na vida desse indivíduo, alterando a sua condição de ser pessoa, ou seja, as suas condições sociais, psíquicas, culturais, políticas, cognitivas, linguísticas e até mesmo econômicas serão ampliadas e a partir daí novas possibilidades serão abertas para ele, como define Magda Soares:
“O analfabeto é aquele que não pode exercer em toda a sua plenitude os seus direitos de cidadão, é aquele que a sociedade marginaliza, é aquele que não tem acesso aos bens culturais de sociedades letradas e, mais que isso, grafocêntricas; porque conhecemos bem, e há muito, esse “estado de analfabeto”, sempre nos foi necessária uma palavra para designá-lo, a conhecida e corrente analfabetismo.”
(SOARES:
...