Adeministracao
Monografias: Adeministracao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/3/2015 • 252 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
. que a Teoria Administrativa disponível era insuficiente para explicar os mecanismos de ajustamento das organizações aos seus ambientes de maneira proativa e dinâmica.
A Teoria da contingência parte para novos modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura matricial, a estrutura em redes e a estrutura em equipes. Também enfatizam o modelo do homem complexo e abordagens contingências sobre a motivação e liderança.
Em uma apreciação crítica, verifica – se a Teoria da contingência é eclética e interativa, mas ao mesmo tempo relativista e situacional. Em alguns aspectos, parece que a Teoria da contingência é muito mais uma maneira relativa de encarar o mundo do que propriamente uma Teoria Administrativa.
Passo 4
Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se?
A Teoria Clássica da Administração' foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela qualquer idéia de rigidez, pois nada existe de rígido ou absoluto em matéria administrativa. Tudo é questão de medida, ponderação e bom senso. Os 14 princípios (escritos em 1916) são universais e maleáveis e adaptam-se a qualquer tempo, lugar ou circunstância.
...