Alfabetização
Resenha: Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pompeia • 5/10/2014 • Resenha • 241 Palavras (1 Páginas) • 172 Visualizações
Ano/Época
Marco histórico Escolarização Alfabetização
Década de 40 século XX. O que marca a década de 40 e no século XX, é o fato de menos de 50% das crianças brasileiras conseguirem romper a primeira série. A escola passou a receber um número expressivo de alunos, centralizada, autoritarista, visando uma nacionalização e modernização, dando ênfase nos currículos de Educação física para formação do ensino patriótico. Na década de 40 optou-se pelo denominado método misto, que traz características tanto da metodologia sintética de alfabetização quanto da metodologia analítica.
Década de 80 século XX. Foi a época em que a educação foi organizada por ciclos, sendo assim, a primeira série correspondia a série de alfabetização, neste caso só o aluno que era considerado alfabetizado que era promovido a segunda série. Surge o estudo do Educador Paulo Freire, onde o professor passa a ser inserido no processo histórico da produção do saber, com isso surge novas alternativas de alfabetização com o letramento. O ensino era baseado no uso das cartilhas escolares e em métodos tradicionais, conservadores de alfabetização, ou seja, era usado o método sintético e os silábicos ou tradicionais.
Década de 90 do século XX ao início do século XXI A continuidade e o fracasso do sistema, sendo assim os problemas permanecem sendo diferentes, apenas que o aluno mesmo não alfabetizado, passa para o ciclo seguinte quanto a optação pela progressão continuada. A reforma educacional, o ensino passa a ser controlado e pensado de cima para baixo, são revistos métodos pedagógicos. Método Letramento e Alfabetização.
...