Alfabetização e alfabetização
Relatório de pesquisa: Alfabetização e alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sutaina • 22/11/2014 • Relatório de pesquisa • 4.009 Palavras (17 Páginas) • 271 Visualizações
Universidade Anhanguera
Taboão da Serra
Centro de Educação á Distância
Curso Pedagogia Licenciatura
Atividade Avaliativa ATPS
Letramento e Alfabetização
Tutora: Kate Oliveira Kumada
Hegle Pereira Almeida ra 7121510458 4ª
Jair Francisco Pereira ra 7333550536 4ª
Raimunda Costa Bezerra ra 7307550747 4ª
Sheila Pereira Pascoal ra 7365519773 4ª
Susana da Silva Santos ra 7310242139 4ª
Telma Pereira dos Santos ra 7337548677 4ª
Letramento e Alfabetização
Relatório
O meu processo de alfabetização se deu na escola, naquele tempo a gente não tinha o cuidado de começar a estuda antes de ir para escola, só pensava em correr, pular e brincar. Sim fui alfabetizada na primeira serie com cartilha, porem não lembro exatamente qual a serie que fui alfabetizada ,sei que aos cinco não foi, por que só dei inicio na escola aos sete anos de idade.Tenho ótimas recordações do meu processo de alfabetização,era um ambiente tranqüilo,não tinha brinquedos nem as tecnologias que hoje temos,muito menos acesso aos livros como temos agora.mas não era problema agente sempre encontrava um jeito de aprender e nos divertir.
Antigamente falava que estar alfabetizado era quando entendia os símbolos e quando sabíamos usá-los para nos comunicamos. Mas com o passar dos anos isso foi sendo modificado. Nos anos de 1940, o censo estimava que uma pessoa fosse alfabetizada pelo simples fato de ela saber assinar o seu próprio nome.
Estar alfabetizado indica ser capaz de exercer interação por meio de textos escritos em diversas situações. A criança alfabetizada entende o sistema alfabético de escrita, sendo competente ao ler e escrever com independência, textos que passam conhecimentos social, que se ocupem de uma temática familiar ao aprendiz. Ao termino do ciclo de alfabetização, a criança deve ter o dever de ler e escrever, com propriedade o sistema alfabético de escrita, textos para definir os diversos objetivos.
O que da posição para as diretrizes curriculares nacionais do ensino fundamental por parte do ciclo de alfabetização: é a Revolução n;7,de dezembro de 2010,que estabeleceu as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos,instituiu,no artigo 30,que os três anos inicias do ensino fundamental precisam garantir a alfabetização e o letramento,alem do desenvolvimento das diversas formas de Expressão, considerando o aprendizado da matemática, da ciência da historia e da geografia
Determina ainda que tenha a continuidade da aprendizagem, exercer em conta a complexidade do processo de alfabetização e os danos que a repetência possa motivar no ensino fundamental como um todo, e reservando na passagem do primeiro, para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.
Ao final de conta estar alfabetizada: é necessário ler escrever sozinho sem ajuda de outra pessoa, isso já é um bom começo para o longo percurso a que tem que percorre. Mas não conta só ler e escrever se não souber o significa do que escreveu.
O que significa estar alfabetizado
É segundo dicionário é ensinar a ler e a escrever, da instrução primária. Segundo alguns teóricos, essa justificativa, mesmo estando no dicionário, é muito reduzida, sendo que alfabetizar não é apenas decifrar é muito mais do que ensinar as letras. Para definir alfabetizar é saber ler, escrever, brincar com as letras, formar frases e transmitir opiniões. Para definir alfabetizado, é saber ler, escrever, brincar com as letras, formar frases e transmitir opiniões.
A alfabetização deve ser entendida como um processo que vai muito além da obtenção do código. Estar alfabetizado indica outorgar significado e sentido às atribuições às funções sócias ligadas á escrita. A obtenção do sistema da escrita não institui o desenvolvimento do intelecto, mas sim a meditação e o uso da multiplicidade de papel da escrita.
Os adultos não alfabetizados, ainda que não dominarem o código escrita, estão imerso em um universo onde o individuo cultiva a letra que proporciona informações e possibilidades para um pensamento alfabetizado. Durante algum tempo, considera como verdade que, primeiro os educando poderiam tomar ciência às letras, saber junta-las, relaciona com pauta sonora, saber pontuar regras gramáticas etc.
Na área da alfabetização de adultos, essa percepção ainda é muito comum. Mesmo os seguidores da pesquisa observada,quando no trabalho com a escrita,recuam ao ensino hierárquico (primeiro, letra, depois símbolos e palavras).
O método de ensino e aprendizagem da língua, mira ao desenvolvimento do poder de fazer discursiva (alarga a capacidade de criar e interpretar textos orais e escritos), para facilitara conclusão dos problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, ajuda para o exercício pleno da cidadania.
Para Emilia Ferreira: estar alfabetizada é poder passar com eficiência e sem medo, em uma emaranhada trama de praticas sócia ligadas a escrita. Por tanto, trata-se de construir textos de varias tipos de graus de problemas em virtude de propostas igualmente diferentes, buscar e adquirir diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de certo modo de composição, de certo ordenamento peculiar das palavras que terminam a beleza da obra literária. Se algo parecia com isso é estar alfabetizado hoje em dia fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se fazer em um ano, mas ao longo da escolaridade quando mais cedo começar melhor.
3: Relatório
Decodificar: segundo dicionário é identificação e interpretação das sinas lingüísticas por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o individuo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e explicativos.
Segundo Emilia Ferreira salienta que para ser um professor desencadeador do processo de aprendizagem sistemático do ler e escrever, é necessário romper com a representação conforme a escola que se adota com
...