Análise estrutural
Relatório de pesquisa: Análise estrutural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: venda • 25/11/2014 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
CARACTERÍSTICAS DA OBRA
A obra é constituída por um prédio de sete andares mais o térreo, executada em concreto armado, paredes de fechamento em alvenaria tradicional revestida com chapisco, emboço e reboco, internamente e externamente.
REFERÊNCIAS:
Para efeito de análise, baseou-se :
a) Nas seguintes Normas:
- NBR 6118/2003 - Projeto e execução de obras de concreto simples, armado e protendido
- ISO 10545 e 13006 – Metodologias de Ensaio e Especificação
- NBR 8214 – Assentamentos Cerâmicos
b) Vistoria na obra realizada em 10 de novembro de 2014;
PROCEDIMENTOS: Inspeção Visual
Foi realizada primeiramente uma inspeção visual preliminar na parte externa da obra para identificar o aspecto geral da obra.
Na seqüência fez-se uma inspeção nas salas comerciais, escritórios e consultórios, cujo seus proprietários permitiu o acesso, para identificar os problemas individuais na unidade.
Análise Estrutural
Foi executada uma análise do projeto estrutural, devido a existência de fissuras nas alvenarias executadas sobre algumas vigas em balanço projetadas.
Definidos os procedimentos, segue, relato dos aspectos irrelevantes constatados durante a inspeção visual da obra, análise estrutural para verificação do balanço existente na estrutura, assim como conclusões e sugestões para solução dos problemas detectados.
VISTORIA Inspeção Visual
Realizou-se a primeira parte da vistoria no lado externo do edifício, onde temos uma vista geral da fachada frontal . Podemos constatar conforme registro que externamente não se observa manchas de umidade em nenhum ponto da fachada.
Análise Estrutural
Foi executada análise estrutural utilizando o programa computacional SAP90, modelando a estrutura com elementos de barra para representar vigas e pilares. A modelagem estrutural apresenta como resultados os esforços e os deslocamentos em cada elemento. O objetivo desta análise é comparar os deslocamentos calculados com os permissíveis em norma, na região do balanço, para verificar sua influência nas fissuras existentes. Em balanços, a norma brasileira permite um deslocamento de até 1/1000 do vão, ou seja, para um vão de
150 cm é permitido um deslocamento de até 0,15cm (1,5mm), sendo que a análise indicou que nenhum elemento do balanço atingiu este deslocamento, portanto, as deformações do balanço estão dentro do limite permitido por norma.Os resultados foram satisfatórios, concluí-se que a obra obedece aos limites impostos pelas normas brasileiras. Convém salientar que o prédio não apresentava na data da vistoria outras patologias que não as do balanço que caracterizassem patologias estruturais mais graves, tais como recalques diferenciais evidentes.
...