Ava aula tem
Por: banardo2014 • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
Sumário
Introdução................................................................................................03
Preconceito linguístico no Brasil: Mito ou realidade?...............................04
Conclusão.................................................................................................05
Referências Bibliográficas........................................................................06
INTRODUÇÃO
Baseando-se nas pesquisas de hoje em dia, sobre, o preconceito linguístico, no texto seguinte apresento minha visão diante do preconceito relacionado a língua portuguesa brasileira. Expondo minha opinião construtiva, o texto está bastante expressivo com exemplos de preconceitos que hoje infelizmente ainda são frequentes.
Preconceito linguístico no Brasil: Mito ou realidade?
A forma de expressão verbal, digo, á linguística de cada um de nós, descendem de um habitar aonde crescemos, uma região e cultura todos nós temos. As regiões interioranas por exemplo, utilizam constantemente no seu vocabulário a letra “r”, e dela torna-se um diferencial linguístico, considerando que aquele cidadão vem de uma determinada região. O sotaque nada mais é, que, uma variante de determinada região, ou seja, cada região do nosso país existe os conhecidos “sotaques”, por eles distinguimos seu estado e cultura, portanto não acredito que a forma linguística de expressão, venha á ser incorreta, porque o fulano usou de “hábitos linguísticos” de sua região, para ditar sua tese ou delatar uma história e assim sucessivamente.
O preconceito em relação a este assunto ainda é constante, infelizmente, a ignorância do cidadão que não tem a capacidade de diferenciar ‘correto do incorreto’ deveria ser averiguada em tribunal, medidas drásticas na justiça, que venham a proporcionar um grande prejuízo financeiro, costumam redirecionar o conceito de alguns preconceituosos.
Infelizmente em pleno século XXI, acontece muito esse tipo de preconceito em relação à forma de expressão de cada região, o NORDESTE, por exemplo, é um estado que possui um forte sotaque, e seu vocabulário são cheios de palavras “inventadas” por seus próprios habitantes, mas isso não quer dizer, que o cidadão nordestino que fez faculdade e estudou um determinado curso especifico não tenha êxito em suas atividades, porque, sua região tem o maior número de analfabetos e um grande índice de intolerância á fonética da língua portuguesa, isso é relativo, potencial e vontade de vencer, todos nós temos, independentemente de cor, raça ou etnia.
Conclusão
Acredito que medidas drásticas, levadas a julgamento quando o assunto é preconceito, devem ser utilizadas, prevendo assim o quão importante deveria ser o respeito por toda e qualquer raça, cultura entre outros. Não deveríamos julgar o próximo por seu “sotaque” regional, ou seja, isso deve ser irrelevante na visão técnica de qualquer situação.
Referências Bibliográficas:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110515-17774,00-O+PRECONCEITO+LINGUISTICO+DEVERIA+SER+CRIME.html
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/p00003.htm
...