Como criar um texto de argumento
Tese: Como criar um texto de argumento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luiz.becker • 17/9/2014 • Tese • 866 Palavras (4 Páginas) • 442 Visualizações
Como desenvolver a competência textual
Depoimentos de alunos
Depoimentos de escritores
Como iniciar textos
Como estruturar um texto argumentativo
Como elaborar uma resenha
Como redigir itens paralelos
Como escrever um fluxo de consciência
Como empregar a figura de repetição
Como escrever com frases curtas, construções nominais e fragmentadas
Como redigir um texto não revelando o objeto
Como redigir um texto só com substantivos
Como realizar a intertextualidade
Como escrever uma paródia
Como se realiza a coesão
Como encaminhar o curriculum vitae
Como redigir uma ementa
Como Evitar Falácias
Como evitar o erro de (orto)grafia
Como Ler e Escrever Poesia
Como ser criativo, original
Como entender o hífen
Como Estruturar um Texto Argumentativo
1. O texto argumentativo
COMUNICAR não significa apenas enviar uma mensagem e fazer com que nosso ouvinte/leitor a receba e a compreenda. Dito de uma forma melhor, podemos dizer que nós nos valemos da linguagem não apenas para transmitir idéias, informações. São muito freqüentes as vezes em que tomamos a palavra para fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite o que estamos expressando (e não apenas compreenda); que creia ou faça o que está sendo dito ou proposto.
Comunicar não é, pois, apenas um fazer saber, mas também um fazer crer, um fazer fazer. Nesse sentido, a língua não é apenas um instrumento de comunicação; ela é também um instrumento de ação sobre os espíritos, isto é, uma estratégia que visa a convencer, a persuadir, a aceitar, a fazer crer, a mudar de opinião, a levar a uma determinada ação.
Assim sendo, talvez não se caracterizaria em exagero afirmarmos que falar e escrever é argumentar.
TEXTO ARGUMENTATIVO é o texto em que defendemos uma idéia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a, creia nela.
Num texto argumentativo, distinguem-se três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias argumentativas.
TESE, ou proposição, é a idéia que defendemos, necessariamente polêmica, pois a argumentação implica divergência de opinião.
A palavra ARGUMENTO tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU , cujo sentido primeiro é "fazer brilhar", "iluminar", a mesma raiz de "argênteo", "argúcia", "arguto".
Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte (tese). Porque ... (argumentos).
As ESTRATÉGIAS não se confundem com os ARGUMENTOS. Esses, como se disse, respondem à pergunta por quê (o autor defende uma tese tal PORQUE ... - e aí vêm os argumentos).
ESTRATÉGIAS argumentativas são todos os recursos (verbais e não-verbais) utilizados para envolver o leitor/ouvinte, para impressioná-lo, para convencê-lo melhor, para persuadi-lo mais facilmente, para gerar credibilidade, etc.
Os exemplos a seguir poderão dar melhor idéia acerca do que estamos falando.
A CLAREZA do texto - para citar um primeiro
...