Céu, Inferno: a análise crítica literária e testes ideológicos
Tese: Céu, Inferno: a análise crítica literária e testes ideológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislainesolange • 21/10/2013 • Tese • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 331 Visualizações
A partir dos dados, assinale a alternativa que contém a organização correta da referência bibliográfica de um fichamento, que constitui o seu cabeçalho.
Dados:
Autor: Alfredo Bosi
Editora: Livraria Duas Cidades
Obra: Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica
Edição: 2ª edição
Número de páginas: 493
Data: 2003
Local da editora: São Paulo
RESPOSTA : e. BOSI, A. Céu, inferno – ensaios de crítica literária e ideológica- 2ª ed. São Paulo (ou SP): Livraria Duas Cidades, 2003, 463 p.
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Muitas vezes, quando elaboramos um fichamento, fazemos uma citação direta, isto é, transcrevemos as palavras do autor. Como devemos proceder para indicar que é uma citação direta?
RESPOSTA : e. Colocar a citação entre aspas, copiar literalmente/transcrever as palavras do autor e indicar a(s) página(s)/
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Leia o texto e identifique quatro possíveis palavras-chave.
[...] O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização, para se fazer uma potência econômica de progresso auto-sustentado. Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesmo. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra.
(RIBEIRO, D. O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil.2ª d.SP:Companhia das Letras, 1995, p.455)
RESPOSTA: e. Brasil, população/criatividade/tecnologia,fusão de culturas
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Leia os textos a) e b) e responda as questões 4 e 5
Texto a)
(charge da Folha de São Paulo, 30 de julho de 2011 – A2)
Texto b)
RIO DE JANEIRO - A velha Hollywood (1915-1965) nos ensinou que tudo nos EUA era maior, melhor, mais limpo, justo, ético, honesto, adulto, moderno, eficiente e perfeito do que nos outros países. Também pudera -os americanos eram o povo mais bonito, forte, corajoso, engenhoso e talentoso do mundo. Onde mais as pessoas saíam cantando e dançando pelas ruas com naturalidade e ao som de uma enorme orquestra invisível?
E quem cavalgava melhor e tinha os cavalos mais velozes? O cowboy americano. Não havia índio ou mexicano que o capturasse, exceto à traição, coisa que, aliás, eles viviam fazendo (e de que o cowboy americano era incapaz). O mesmo se aplicava ao soldado americano em relação aos alemães e japoneses -quem era o mais heroico, o mais desprendido, o mais inteligente? E a Marinha americana? Quem tinha porta-aviões mais imponentes? Quem usava camisas de manga curta mais brancas? E quem mais tinha milhares de marinheiros que sabiam sapatear?
Nos filmes, víamos maravilhas que faziam parte do dia a dia dos americanos e de ninguém mais: cerveja em lata, barbeadores elétricos, cortadores de grama, trevos rodoviários (filmados de avião), edifícios de 90 andares e naves que iam à Lua e voltavam. E quem seria mais poderoso que o governo dos EUA, capaz de movimentar estruturas gigantescas para plantar um exército inteiro em território inimigo a 15 mil km e resgatar um espião a minutos de ser descoberto?
Todas essas eram benesses do poder e da riqueza. De repente, fico sabendo que o dinheiro no caixa do Tesouro americano vai acabar na terça-feira e que a Casa Branca, com uma dívida de US$ 14,3 trilhões, ameaça dar o beiço no mundo.
Inacreditável. Como pode o governo americano quebrar? Se acontecer, quem vai pagar a conta da lavanderia que mantinha as camisas tão brancas?
(Ruy Castro, Folha de São Paulo, 29 de julho de 2011, A2)
RESPOSTA: e. Os textos a e b dizem respeito a um mesmo assunto em gêneros diferentes, fato este que podemos perceber pela organização do texto e pelo uso da linguagem . O texto a) é uma charge e se caracteriza pelo emprego da linguagem (verbal e não verbal), constituindo, por isso, um texto icônico-verbal. O texto b) é uma crônica, por apresentar uma linguagem verbal, tendo como características a subjetividade, ironia, informalidade, fato do cotidiano e fato atual.
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Leia novamente os textos a e b, compare-os e identifique a crítica contida neles que constitui o elo entre os dois.
RESPOSTA: d. Os dois textos criticam ironicamente a presunção de liderança norte-americana no mundo e a inesperada ou inédita fase de problemas de domínio norte-americano no mundo
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Você abre o jornal e lê um texto com as seguintes características: crítica subjetiva, linguagem informal, narração de um fato e crítica bem humorada e relevante com assinatura. Você está lendo:
RESPOSTA: c. ( ) uma crônica
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