Desafios Na Rede De Educação Pública Brasileira
Por: umpxv • 24/5/2023 • Abstract • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 71 Visualizações
Desafios na rede de educação pública brasileira.
Apontada frequentemente como o principal problema brasileiro, a educação pública oferecida a crianças e adolescentes no país tem qualidade questionável. Prova disso é que o Brasil fica na lanterna de importantes rankings que medem o conhecimento em diferentes idades, como o PISA (Programe for International Student Assessment). Discutir sobre os principais desafios desse setor é importante para o país. Não descartamos, portanto, que eles possam aparecer como tema do ENEM, sobretudo se pensarmos na recente implantação da Reforma do Ensino Médio.
Muitos são os caminhos possíveis para escrevermos sobre a educação brasileira, mas saltam aos olhos a falta ou a ineficiência de políticas públicas recentes capazes de transformar o ensino e garantir mais oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade. Neste sentido, a Reforma é uma tentativa de melhoria, mas malsucedida na maneira de ser implantada, o que provocou as ocupações em escolas secundaristas no ano passado. Entre tantos desafios, há, no país, uma inversão de valores como, escolas públicas de qualidade, institutos federais e escolas técnicas, mas as vagas são tão disputadas que não alcançam quem deveriam, os jovens em situação de risco. Percebe-se que nas comunidades de maior precariedade, exatamente onde deveriam ser oferecidas mais chance aos jovens por meio da educação, as escolas apresentam os piores índices de qualidade.
Além disso, faltam estrutura física e humana. Instalações precarizadas, falta de material didático e de apoio são queixas frequentes de alunos e professores, bem como a falta de professores bem preparados para o processo de ensino. Por isso, talvez seja válido até discutir a qualidade da formação oferecida aos futuros professores, nos cursos de licenciatura. A falta de cursos de atualização e reciclagem para os profissionais já em atuação também pode ser trazida à tona de forma que os capacitem para que no futuro possam capacitar outros.
Atividade de Português.
1- Escreva com suas palavras e de forma resumida a história, Lisbela e o Prisioneiro. Apresentada na última aula:
O livro Lisbela e o Prisioneiro, conta a história de um charlatão, estelionatário que ganhava a vida dando golpes, ele ficava se passando por personagens e inventando produtos, cpoisas e objetos para vender e ganhar a vida.
Em algumas dessas cidades em que o protagonista, estava aplicando seus golpes, acaba se envolvendo com uma mulher muito atraente e bonita e acaba deixando as coisas feia pro seu lado após o marido desta mulher descobrir que ela havia o traiu com esse farsante. Jurado de morte pelo marido enraivado o protagonista foge para outra cidade onde começa a aplicar novos golpes.
Nessa nova cidade ele se apaixona por Lisbela e consequentemente ela por ele, e os dois começam a ter um caso a ponto de ela abandonar seu namorado prometido, que por sinal era um ótimo partido e também bonito, mais nesse caso o amor acaba falando mais alto, até que Lisbela descobre que a sua nova paixão não passava de um golpista. Com medo do que podia acontecer e também sendo sincero com Lisbela o charlatão conta para ela toda história, o que ele fazia para ganhar a vida e que na última cidade em que passou acabou se envolvendo com uma mulher cuja marido era um assassino e que ele estava atrás dele; então para salvar seu amor, Lisbela o entrega para seu pai que era delegado da cidade e ele o prende, mais Lisbela fez isso para o proteger do assassino que já estava na cidade a procura dele para o matar.
No final ele preso Lisbela resolve casar com seu bom partido mais em decorrência de alguns acontecidos o assassino morre, morto pela esposa, em defesa do charlatão e Lisbela foge com ele para serem felizes para sempre.
Resumo do livro: Os Miseráveis.
Autor: Victor Hugo
Jean Valjean foi preso por
...