Dissertação de redação
Por: 1813rosa • 12/6/2017 • Dissertação • 326 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Estrutura de uma redação dissertativa-argumenta
Redação dissertativa-argumentativa é um texto em que, ao mesmo tempo, que explica o tema, mostra argumentos do autor e apresenta uma conclusão ou solução final.
O modelo de redação dissertativa-argumentativa é o mais pedido entre os vestibulares e prova do enem, e devem conter três partes/essenciais.
1.Introdução
Apresenta o assunto que será discutido ou argumentado no texto. Geralmente exposto em apenas um parágrafo.
2. Desenvolvimento
Pode ser elaborado em 3 parágrafos com argumentos e contra-argumentos convincentes e verdadeiros.
3. Conclusão
Utiliza um parágrafo para responder ou concluir a introdução sintetizando as idéias.
A introdução é o primeiro parágrafo da dissertação e ela deve conter, pelo menos, duas estruturas: apresentação (ou contextualização) do tema, onde a introdução vai apresentar as ideias que vão originar os dois parágrafos de desenvolvimento (um, ou três, vai depender da quantidade máxima de linhas permitidas). O interessante é que vocês usem perguntas que provoque sentimentos e emoções no leitor ao iniciar a introdução.
O desenvolvimento é o parágrafo que vai desenvolver a ideia que foi apresentada junto com o tema lá no parágrafo de introdução. Essa ideia deve aparecer no primeiro período do desenvolvimento, e ela será a ideia principal do parágrafo.
É muito importante que os parágrafos do desenvolvimento tenham ligação, a fim de que não transformem a dissertação em uma sequência de parágrafos desconexos. Sugiro, a seguir, algumas frases para a ligação entre os parágrafos.
- Além disso.
- Ainda convém lembrar.
- Por outro lado.
- Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto.
Conclusão
É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução, o ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão. Lembrando que:
Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então etc..), apresentando assim soluções para os problemas expostos na conclusão.
...