Escrevendo
Projeto de pesquisa: Escrevendo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaflores24 • 20/8/2014 • Projeto de pesquisa • 273 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Letra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Letra (desambiguação).
Antigas letras do alfabeto grego pintadas num vaso
Uma letra é um grafema num sistema alfabético de escrita, como o Alfabeto grego e seus descendentes. Letras compõem fonemas e cada fonema representa um fone (som) na Língua falada.
Sinais escritos em outros sistemas de escrita são melhor chamados silabogramas (que denotam uma sílaba) ou logogramas (que denotam uma palavra ou frase).
Índice [esconder]
1 Descrição e uso
2 História
3 Referências
4 Referências bibliográficas
5 Ver também
Descrição e uso[editar | editar código-fonte]
Como símbolos que denotam partes da fala, as letras estão associadas com a fonética. Num alfabeto puramente fonêmico, um único fonema é representado por uma única letra, mas na história e na prática, as letras muitas vezes denotam mais de um fonema. Um par de letras que designam um único fonema é chamado de dígrafo. Exemplos de dígrafos em português incluem "ch", "nh" e "ss". Um fonema pode ser representado também por três letras, chamado de trígrafo. Um exemplo é a combinação "sch" em alemão.
Uma letra também pode ser associada a mais de um fonema, com o fonema dependendo das letras em sua volta ou da etimologia da palavra. Como exemplo dos efeitos posicionais, a letra c em português é pronunciada [k] antes de a, o ou u (por exemplo, cantar, cortar, cuidado, Colorado), mas é pronunciado [s] antes de e ou i (por exemplo, cessar, cidade).
Letras também têm nomes específicos a eles associados. Esses nomes podem diferir conforme a língua, dialeto e história. Z, por exemplo, é geralmente chamado de zed em todos países de fala inglesa, exceto nos Estados Unidos, onde é chamado zee.
...