Fenômenos Gramaticais
Trabalho Universitário: Fenômenos Gramaticais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephaniagomes • 28/3/2015 • 315 Palavras (2 Páginas) • 1.905 Visualizações
Num texto, há muito mais do que uma série de palavras. Cada uma possui um significado, mas nem sempre isso é tão simples. A área semântica de algumas é restrita, como “carburador”. A de outras, é abrangente, como “mão”. Essa, pode pode ter uma variedade de significados, que podemos perceber nos exemplos:
A mão de Vera ficou machucada.
Ele nunca dirige na mão.
A parede vai receber uma mão de tinta.
Segundo Perini, é a partir daí que se realiza o processo de interpretação das estruturas que ouvimos ou lemos. Essa interpretação leva em conta diversos recursos que o receptor precisa usar, como:
A) A estrutura formal da frase
Em Eu gosto de Vera o receptor percebe que de vem logo depois do verbo, o que significa que se trata de um complemento do verbo e exclui a opção de que algo pertence a Vera, como em A casa de Vera.
B) Outras palavras que ocorrem na frase
O conhecimento do leitor o leva a entender que mão de tinta significa “uma camada de tinta” devido à posição da palavra tinta em relação a mão na frase A parede vai receber uma mão de tinta.
C) Outros aspectos do conhecimento do mundo
O receptor exclui interpretações que não fazem sentido. Por exemplo: ao ouvirmos A mão de Vera, sabemos que Vera é “possuidora” da mão. E quando ouvimos O copo de plástico, sabemos que plástico é o material de que é feito o copo, pois não faz sentido o copo possuir o plástico.
Dessa forma, se cada palavra só tivesse seu significado do contexto, os textos seriam incompreensíveis. Devemos analisar toda a extensão do texto e, dessa forma, analisar o significado do texto. A ordem dos termos também interfere a interpretação da frase, como em Ele é um grande jogador e Ele é um jogador grande. O conhecimento de mundo de quem recebe a mensagem conta muito para a interpretação de qualquer texto oral ou escrito.
...