INSTINTO DE NACIONALIDADE: NOTÍCIA DA ATUAL LITERATURA BRASILEIRA
Por: dai140112 • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
RESUMO: INSTINTO DE NACIONALIDADE: NOTÍCIA DA ATUAL LITERATURA BRASILEIRA
NAYARA DAIANY AMARAL FERREIRA
O escritor Machado de Assis, escreveu um texto critico onde ele mostra sua preocupação com o rumo em que a Literatura Brasileira vinha tomando, ele aborda sobre a nacionalidade Brasileira nas novas criações literárias. O texto foi publicado na revista Brasileira 1873 e ele faz comentários sobre o Romance, A poesia, O teatro e a Língua, onde o mesmo expõe claramente sua opinião em relação a Literatura Brasileira daquele período.
Machado inicia o texto abordando que as formas literárias do momento, buscava vestir-se com as cores do país e afirma que o processo de nacionalização nas obras literárias, é um pouco lento, e isso acontecerá entre as gerações passando de uma pra outra. O escritor faz críticas ao público jovem que não se atenta a certos detalhes nos poemas nacionais, ele almeja uma juventude mais crítica, e também destaca os autores Basílio da gama e Durão que inseriam novos elementos em suas poesias, e isso fazia com que tivessem a atenção do público voltada para suas obras, enquanto que outros autores mantinha traços e hábito arcadistas, mas o autor não os julga, sendo que naquela época a política Brasileira era bastante forte.
O autor julga os escritores que ao produzirem suas obras, utilizam a figura indiana como elemento principal, como se isso fosse o patrimônio da literatura, e o índio é um legado, e torna-lo como um elemento universal em obras literárias será um equívoco, ele também comenta que nossos escritores não devem se limitar apenas a essa fonte de inspiração para criar suas obras. Ele frisa que uma literatura nascente, tem que se apropriar principalmente dos assuntos que sua região lhe oferece, e que doutrinas não devem ser estabelecidas, pois isso poderá empobrecê-las, o poeta faz argumentos sobre a importância da crítica para a construção da literatura, isso faz com ela seja forte e se desenvolva no caminho que o aguarda.
Ao falar sobre O Romance, Machado comenta sobre a sua popularidade, e que a maioria dos escritores tem preferência por esse estilo, pois o romance sempre busca a cor local, relata a vida Brasileira e suas inúmeras referências. Ele fala que o romance é visto como algo novo no estrangeiro, e que é a obra a qual o Brasileiro tem mais facilidade para entender, ressalta ainda que o romance Brasileiro é bom, mas que haverá sempre uma critica nova, e isso contribui para a sua construção.
Na Poesia o poeta comenta sobre outros autores que serviam de inspiração e incentivo para a nova geração, e declara que falta mais um pouco de correção e gosto nas poesias criadas naquele momento, e que a geração presente peca no esforço da expressão, na impropriedade das imagens e na obscuridade do pensamento. Ele diz que um bom escritor não pode criar literatura falando apenas do lugar onde se vive para que a poesia se torne nacional, que o autor deve apreciar sim a cor local, mas que ele precisa deixar que a imaginação lhe dê toques e que sejam de cunho natural.
Quanto ao Teatro, este estilo já é bastante criticado, por não existir no país, teve autores que ainda o fizeram, mas pouco a pouco ele foi caindo até se tornar algo inexistente no Brasil.
Já a Língua para Machado, deve apresentar
...