Introdução à Docência
Por: juracik • 28/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.504 Palavras (15 Páginas) • 247 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
INTERATIVA
LICENCIATURA EM PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO à DOCÊNCIA
POSTAGEM 1
Reflexões aos 13 textos
JURACI APARECIDA LEANDRO VIEIRA
RA - 1500309
1POLO VILA MARIA
2016
SUMÁRIO Pagina
Educação Educações: aprender com o índio .................................... 3
4 Fax do Nirso........................................................................................ 5
História de Chapeuzinho Vermelho (na versão lobo).......................... 6
Uma pescaria inesquecível................................................................ 7
A folha amassada ............................................................................... 8
A lição dos gansos ............................................................................ 9
Assembleia na carpintaria.................................................................. 10
Colheres de cabo comprido................................................................ 11
Faça parte dos 5% ............................................................................. 12
O homem e o mundo........................................................................... 13
Professores reflexivos......................................................................... 14
Um sonho impossível?....................................................................... 15
Pipocas da vida................................................................................... 16
Texto 1
Educação? Educações: aprender com o índio
Desde que as crianças nascem são educadas pelos seus pais – são ensinadas a cumprir regras, a respeitar as pessoas.Ao chegar à escola , começam as regras de comportamento , aprender compartilhar e assim por diante no decorrer de sua vida.Educação que elas nem percebem, pois estão entre o sim e o não.
Isso acontece em todas as sociedades, tanto na cidade, como na floresta,a educação é dada a todos.A expressão “falta de educação”às vezes não se pode interpretar como – o sujeito não aprendeu a ter educação e sim, deixou de pratica-la, pelo simples fato de dominar a situação a seu favor.
No texto os índios se expressam com... “nós estamos agradecidos, portanto,que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo coração” esse gesto foi de grande sabedoria.De uma educação impecável.
Cada nação tem sua própria cultura,embora os costumes sejam diferentes,eles são adequados para cada povo,e vistos de como ideal.O que parece bom para um,nem sempre é bom para o outro.
No Brasil há vários tipos de educação,pela sua extensão ,devido ás classes sociais , ao clima, pela imigração de estrangeiros de vários países,que mantém suas tradições .Agora maior agravo na cultura brasileira, é o aprendizado incorreto de uma minoria marginalizada nas comunidades.
Ao dar continuidade à carta, os índios sabiamente ,conscientizaram os governantes que aquele tipo de aprendizado era muito eficaz,mas na floresta não tinha efeito, e que não se subestima a cultura do outro.
A escola é o condutor do aluno,ela tem o compromisso de alfabetizar , ensinar o aluno a respeitar suas regras e dar visão para o futuro.Infelizmente em nosso país a educação vem perdendo espaço,pelo fato de alguns pais empurrarem esta tarefa para a escola.Isso sobrecarrega os professores e acaba atrapalhando o progresso das aulas.A escola oferece a boa educação,nem sempre ela pode garantir o que propõe,porque nela como em todos os lugares ,estão infiltrados maus elementos.
O Brasil possui ótimos educadores, com idéias de prática escolar muito eficientes.Porém,essa prática não pode ser efetuada,o interesse dos dominadores , é deseducar,o que importa é apenas dar aos alunos um certificado,para mostrar a sociedade que esta cumprindo seu papel e tirando o país da ignorância.Um povo com uma cultura disfarçada,fica mais fácil para manterem-se no poder.
A globalização tem aproximado a cultura de todos os lugares do mundo.Em muitos países emergentes o que interessa é manter guerreiros,são fáceis de ser dominados,suas mentes são fechadas,servem apenas de escudo para os burocratas.Países onde a educação é levado a sério,que realmente quer formar um cidadão do bem,preocupa-se com cada um deles.
O professor é de suma importância para a formação da sociedade,os governantes precisam investir mais nos docentes, dando-lhes liberdade de exercer sua profissão e condições para isso.O que vemos é :o professor cumprindo o que lhe é imposto,sem poder se manifestar.
...