Leitura E Produção De Textos
Trabalho Escolar: Leitura E Produção De Textos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilson • 14/6/2013 • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 409 Visualizações
Leitura e Interpretação de Texto
Para entender a leitura e a interpretação de textos é necessário que haja vários aspectos como a concepção de leitura e sua estratégia, além de seus objetivos, para que estes sejam bem estruturados e entendidos. Não pode esquecer-se de outros elementos como gêneros textuais, mecanismos de coesão, tipos de textos e da Nova Lei Ortográfica que complementam os textos.
Concepção de Leitura
Para ter o conhecimento da leitura tem que levar em consideração o sujeito, a língua, o texto e o sentido do texto. Em relação ao autor, é importante a língua como representação do pensamento, onde o sujeito é o agente psicológico, individual e dirige suas vontades e suas ações, sendo, captadas as ideias do autor. Em relação ao texto, a língua é estruturada, como código, (pre) determinado pelo sistema. O texto é codificado de um emissor e decodificado pelo leitor. Neste mesmo segmento, a interação autor-texto-leitor, o sujeito é uma concepção interacional, onde estes construtores sociais devem ser construídos no texto. Há também, a relação autor-texto-leitor, de acordo com o PCN, o leitor é o construtor do sentido do texto.
Estratégia de Leitura
Já na estratégia de leitura têm-se como objetivo processar, criticar, contradizer e/ou avaliar as informações. Para que isso ocorra é importante que os conhecimentos tenham uma reciprocidade entre o autor e o texto, isto ocorrerá uma construção de sentido. A partir disso, deve-se antecipar e gerar hipóteses do texto, como por exemplo, o autor, seu meio de vinculação, gênero textual, título, distribuição e configurações de informações, sendo que esses conhecimentos ficam arquivados na memória.
Objetivos da Leitura
Outro ponto importante para a compreensão da leitura são seus objetivos, que tem vários meios de atingir o leitor. Estes podem ser através de informações (jornais/revistas), realização de trabalhos acadêmicos (dissertação/ teses), prazer ou deleite (poemas/ contos/romances), consultas (dicionários/catálogos), os que caem em mãos (panfletos) e apresentações aos olhos (outdoors/cartazes/faixas).
Produção de Sentidos
Não pode esquecer-se da produção do sentido, que deve perceber, primeiramente, da leitura e ativação de um conhecimento, onde sua abordagem de atividades provém da bagagem sociocognitivo como a língua e as coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores e vivencias), isto varia de um leitor para o outro. O texto tem a possibilidade de interferir ou dificultar a relação autor/leitor como o uso de elementos linguístico, determinadas expressões, léxico e a circunstância que foi produzido.
O texto tem que conter legibilidade, que vai desde seus materiais (tamanho e clareza das letras, fonte empregada, variedade tipográfica, constituição de parágrafos muito longos) linguísticos (léxica estrutura sintática complexa, orações supersimplificadas, entre outros), e seus conteúdos. Há também a escrita digital que deve estar atento à qualidade da tela, uso de letras maiúsculas e/ou minúsculas e o excesso de abreviações.
Gêneros Textuais
Nossa escrita é muito ampla, por esse motivo que foram classificados os diferentes tipos de gêneros textuais, para que possamos identificar a escrita como: carta, receita, poesia, lista, conto, piada, tirinha, artigo, resumo, anuncio e muitos outros.
Mecanismos de Coesão
Para escrever cada um destes textos precisamos ter conhecimentos das palavras e saber usa-las corretamente, sem deixar que a leitura fique monótona e para não acontecer usamos uma linha de raciocínio (coerência), relacionando uma ideia com outra (coesão).
Tipos de Textos
Também utilizamos algumas sequencias linguísticas para escrevermos alguns textos e diferenciarmos cada um deles. Narração é um tipo de texto que pode ser narrado em 1° pessoa ou 3°pedsoa, contando uma historia que tenha uma personagem, aspecto físico e psicológico, espaço e tempo. A descrição é caracterizada por descrever em detalhes pessoas, objetos e lugares. E a argumentação expõe sua opinião defendendo um tema, convencendo o interlocutor a acreditar na sua tese. Esses tipos linguísticos mais utilizados no nosso dia a dia.
Nova Lei Ortográfica
A Língua Portuguesa foi regulamentada por uma nova lei, onde foram introduzidas e excluídas algumas regras
...