Literatura Brasileira
Por: Zuila Viana • 15/7/2018 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco
Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa
Disciplina: Literatura Brasileira IV
Docente: Rafaella Teotônio
Discente: Zuila Christina de Moura Viana
Atividade 3
Antes de dialogarmos as características do Modernismo com o poema de Oswald de Andrade, Erro de Português, precisamos revisitar o índio idealizado pelos colonizadores portugueses no Romantismo que os moldaram de forma errônea sem que suas reais características fossem reveladas o que veio a acontecer a partir do Modernismo.
O modernismo se opunha ao índio romantizado pelos colonizadores portugueses, usou uma linguagem real, do dia a dia, traduziu o índio fiel a sua natureza, um ser exótico, com características bem peculiares e vítima de uma imposição cultural e econômica. O Erro de Português tem por objetivo chamar o leitor a refletir sobre as questões humanas e os impactos ao receber uma cultura externa. É uma severa crítica a colonização e o que ela provocou no índio ao chegar em terras brasileiras.
O título “ Erro de Português” faz alusão ao que chamamos de erro na colonização. “ Vestiu o índio” e “ o índio tinha despido” propõe que há uma relação entre índios e colonizadores, dominados e dominantes, imposição de cultura e valores. “ debaixo de uma chuva bruta” é uma forma de expressa que os colonizadores chegaram tão atormentados que não se deram conta de que já existia um povo na terra descoberta. A maior crítica de Oswald no poema é mostrar o quão foi abafada nossas características tão singulares, o quão foi desvalorizada a cultura indígena e que europeizar o brasil foi um enorme erro.
...