Literatura romântica brasileira
Artigo: Literatura romântica brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissa.braz • 19/9/2014 • Artigo • 338 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Escola Literária
A escola literária a que pertence a obra é o romantismo
No Brasil, o Romantismo surge em 1830, influenciado pela independência, em 1822. Desenvolve uma linguagem própria e aborda temas ligados à natureza e às questões político-sociais. Defende a liberdade de criação e privilegia a emoção.
A primeira obra romântica foi Suspiros poéticos e saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães. A poesia romântica teve três gerações: a primeira privilegia o misticismo, a religiosidade, o nacionalismo, a natureza e o índio; na segunda, o nacionalismo intensifica-se e preponderam o individualismo, a subjetividade e a desilusão; na última geração, época de transição para o Realismo e o Parnasianismo, prevalece o caráter social e liberal ligado à abolição da escravatura.
Quanto à prosa romântica, houve quatro tipos de romance: histórico, indianista, regionalista e urbano. Memórias de um sargento de milícias se enquadra no último tipo.
Literatura romântica brasileira
No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país. Essa fase literária foi composta de três gerações:
1ª Geração - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
2ª Geração - conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade. Muitos escritores deste período morreram ainda jovens. Podemos destacar os seguintes escritores desta fase : Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
3ª Geração - conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana. textos marcados por crítica social. Castro Alves, o maior representante desta fase, criticou de forma direta a escravidão no poema Navio Negreiro.
...