MODELO PARA O TRABALHO REFLEXIVO
Por: gustavojr • 1/12/2017 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
Gustavo Junior dos Santos
Abordagens de ensino: analisando á prátrica em sala de aula: ensino privado
UNEMAT
Sinop-MT, 2017
Gustavo Junior dos Santos
Abordagens de ensino: Analisando á prátrica em sala de aula: Ensino privado
Estudo apresentado na disciplina de Linguística Aplicada ao Ensino de Lingua Estrangeira, ministrada pela Profa, Dra. Olandina Della Justina e desenvolvida no Curso de Letras da UNEMAT, Campus Universitário de Sinop em 2016/02, constituindo-se como avaliação parcial.
INTRODUÇÃO
As abordagens e os métodos utilizados pelos professores de língua estrangeira, são cruciais para que o aluno tenha um aprendizado pleno e um bom entendimento de uma segunda língua. Se atentando a este ponto, o trabalho possuiu o propósito de identificar quais as abordagens usadas pelo docente em uma aula de língua inglesa numa turma de aproximadamente 30 alunos.
O discurso da dificuldade do aprendizado de uma segunda língua é frequente pelos jovens e adultos, os motivos na maioria das vezes é a forma de como essa língua é ensinada. Em uma escola de idiomas os resultados são obtidos sem maior dificuldade, pelo fato de que os professores só se comunicam em inglês com o aluno, proporcionando um foco maior na língua que se deseja aprender. Nas escolas publicas e privadas não se tem essa exclusividade da língua e o acompanhamento dos professores é menor pelo tempo que dura uma aula, que é aproximadamente de cinquenta minutos cada aula, enquanto em uma escola de idiomas são duas horas por dia. este é o objeto de estudo deste trabalho, analisar o método e abordagem que o professor se utiliza para ensinar uma segunda língua no caso o inglês, em uma instituição de ensino privado.
A observação teve início em uma escola de ensino privado com a turma do terceiro ano do ensino médio, onde foi analisado de que forma o professor daria início a aula, e qual método ele usou, e que tipo de abordagem ele teria que se amparar para uma maior proximidade da L2 com os alunos.
Observando as abordagens
A técnica AGT (abordagem da gramática e da tradução) é muito explorada nas aulas de aquisição de uma L2. Essa técnica pode ser identificada na aula assistida, a professora levou para sua aula vídeos onde havia diálogos, primeiro em português e logo em seguida traduzido para o inglês, ela mostrava o vídeo para os alunos e pedia para que eles repetissem algumas palavras nele contido, logo depois a docente explicava qual o sentido dessas palavras em português; segundo Leffa a abordagem AGT “consiste no ensino da segunda pela primeira. Toda a informação necessária para construir uma frase, entender um texto ou apreciar um autor é dada através de explicações na língua materna do aluno.”
Como a escola observada era do ensino privado de educação, onde os alunos possuíam uma disposição financeira maior do que em outras escolas, eles estudavam no período da manhã e faziam curso de língua inglesa no período seguinte, notava –se que os alunos entendiam muito bem o conteúdo, tinham um vocabulário que se equiparava ao da professora. Mas isso não era um problema as aulas fluíam melhor, a educadora logo após os vídeos passou atividades para a turma, e ia de mesa em mesa auxiliando os alunos naquilo que eles precisarem.
“a abordagem comunicativa defende a aprendizagem centrada no aluno não só em termos de conteúdo mas também de técnicas usadas em sala de aula. O professor deixa de exercer seu papel de autoridade, de distribuidor de conhecimentos, para assumir o papel de orientador. ( Leffa)”
Como pode ser lido do fragmento sobre a abordagem comunicativa, podemos observar este método a aula assistida, a professora orientava os alunos como deveria ser feito, se existia dúvida sobre alguma palavra explicava pacientemente. Esta foi outra abordagem identifica nesta aula.
...