MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Por: betabara_ • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 1.798 Visualizações
Página 1 de 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
Disciplina: Produção Textual Acadêmica
Prof. Anderson Jair Goulart
Betabara Rodrigues
Eduardo Teixeira Lima
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo:
Parábola Editorial, 2010.
Fichamento Capitulo I:
- Na cultura acadêmica, alunos, professores e pesquisadores universitários são pressionados a elaborar texto de qualidade na forma de artigo. Consequentemente, isso considera a produtividade intelectual como produtividade de publicação. Há também críticas direcionadas a esta política de publicações e, nesse sentido Motta-Roth e Hendges (2010) alertam: É preciso estar inserido na linguagem da esfera acadêmica para transforma-lá.
- Conhecer a área de estudos através de referencias relevantes enriquece a produção, sendo indispensável a leitura para construir um texto acadêmico.
- Na busca de referencias é preciso ficar atento aos critérios de qualidade da fonte, esquema sintetizado pelas autoras a partir da leitura de Swales e Feak (1994, 2000, 2004): O fator de impacto, que é a relevância quantitativa usando o coeficiente de reputação dos periódicos; o Qualis-CAPES que qualifica a produção intelectual no meio acadêmico; e a Indexação que é o índice que avalia a periocidade das revistas acadêmicas.
- Além disso publicações individuais e de co-autoria consolidam o pesquisador e pesquisadora, que deve basear-se em pesquisas atualizadas e consistentes na referencia teórica.
- É de necessidade acadêmica pensar como se construirá a relação com o público-alvo, para assim dialogar de forma precisa e alcançar o objetivo de aceitabilidade (Antunes, 2010)
- Para alcançar tal objetivo existem táticas de apresentação que servem também para dar credibilidade ao texto, são elas: Uso da literatura acumulada na área, dialogando com pesquisas anteriores; uso de citações para para complementar ideias e deixar o texto mais consistente; apontar possíveis falhas na pesquisa entorno do objeto de estudo, por exemplo, a falha de investimento e/ou falta de tecnologias para avançar na pesquisa.
- O texto necessita de estruturas que facilitem a leitura das informações, por exemplo, o uso de subtítulos. Assim, o leitor antecipa o que será abordado naquele texto.
- A formalidade no “tom” de escrita na redação acadêmica é imprescindível, porque expõe as informações de maneira consolidada aos leitores e leitoras.
- Revisar o texto é um controle de qualidade fundamental para o êxito no texto acadêmico, manter-se distante e crítico é necessário para ter uma avaliação precisa como apontam as autoras.
- Existem diferentes funções na produção de textos acadêmicos, cada gênero é reconhecido de maneira única (tema, objetivo, público-alvo,natureza e organização).
- Sendo assim, os artigos são publicados com intuito de divulgar ou apresentar os dados de um projeto de pesquisa experimental ou de revisão em uma área específica de conhecimento.
- Da mesma forma, o abstract normalmente antecede o artigo, ele é um resumo e serve para dar ao leitor uma ideia do que será encontrado no texto completo.
- E a resenha é um texto que resume e avalia um livro, mostrando a visão particular de quem escreve sobre a leitura.
- Portanto,“ter uma ideia clara desses gêneros e do modo como eles normalmente são utilizados em nossa área são condições primordiais para que possamos produzir textos acadêmicos eficazmente. “ MOTTA-ROTH e HENDGES (2010, p. 24-25).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com