Memorias Da Educação
Ensaios: Memorias Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valterbad • 17/11/2013 • 260 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
O presente texto tem por objetivo refletir sobre a história da educação no Brasil, tendo em vista as suas varias concepções de ensino ao longo da história, bem como entender a partir do passado a educação da atualidade. Em primeiro momento será apresentado um pequeno contexto histórico, no segundo momento pretende-se refletir sobre os conflitos entre as diferentes posturas de ensino e por fim refletir sobre a teoria da complexidade e a sua relação com a educação contemporânea.
A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. Movidos por intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã, durante mais de 200 anos, os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Embora tivessem fundado inúmeras escolas de ler, contar e escrever, a prioridade dos jesuítas foi sempre a escola secundária, grau do ensino onde eles organizaram uma rede de colégios reconhecida por sua qualidade, alguns dos quais chegaram mesmo a oferecer modalidades de estudos equivalentes ao nível superior.
O modelo de economia trazido ao Brasil, pelos portugueses no colonialismo, foi um modelo voltado às grandes propriedades e mão de obra escrava, que gerou implicações profundas na ordem social e política. Favoreceu o aparecimento da unidade básica de produção, de vida social fundado pelo poder da família patriarcal. Fazendo com que os grandes senhores de terras obtivessem uma autoridade sem limites.
...