Metodologia Cientifica: A Motivação no Ambiente de Trabalho
Por: Wallison123 • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 1.312 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS: A motivação no ambiente de trabalho
- INTRODUÇÃO
Neste projeto, será tratada a motivação no ambiente de trabalho juntamente com o setor de Recursos Humanos (RH), ou mais conhecido como Gestão de pessoas, e o clima organizacional, segundo o autor Chiavenato, que engloba um dos quesitos sobre a motivação no ambiente de trabalho.
O RH é responsável por toda a seleção, contratação, treinamento, remuneração e comunicação relativa entre os funcionários e a organização. Também pode se referir ao total de empregados e colaboradores que compõem a organização, é de “onde” é derivado o nome Recursos Humanos. Ainda é o conjunto de práticas constituído pela empresa, ou seja, é quem ensina e quem efetua a cobrança dos mesmos.
Segundo o site PartneRh, o profissional dessa área é responsável por assuntos como: o plano de carreira; política salarial; remunerações; incentivos e benefícios; contratação de novos funcionários; estratégias e planos de recrutamento; e, o treinamento dos novos integrantes na organização.
O clima organizacional pode ser definido como um conjunto de valores, comportamentos e cultura, é um dos primeiros quesitos que o funcionário deve avaliar antes de iniciar em uma organização, saber como é os comportamentos padrões da empresa, se estão de acordo com sua postura e seu costume, pois nem só de dinheiro é feito um emprego, muito ao contrário do que é pensado, o dinheiro é só um dos quesitos, mas sem um bom ambiente, um ótimo clima, não há dinheiro que compensa para a saúde e bem estar do funcionário.
Este é o quesito de destaque no âmbito da motivação, seja por impactar totalmente na motivação do funcionário, pois o clima, os costumes e a cultura são difíceis de mudar, ou seja, é melhor entrar em uma empresa que tenha os mesmos hábitos que você do que se adaptar a uma que tem costumes totalmente diferentes do seu costume.
A motivação é um impulso para cada ser humano atingir seus objetivos, se ele está motivado, com energia naquele objetivo ele tem uma probabilidade muito maior de atingir o que realmente deseja.
A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais, ela inicia, direciona e mantêm comportamentos relacionados com o êxito no objetivo.
Motivação é o que fazem com que os funcionários, no âmbito empresarial, deem o melhor de sí, façam todo o possível para obter resultado o que querem, alguns até atravessam a barreira do impossível, que seria como um “atropelando” os indivíduos que impedissem essa pessoa de conseguir o que quer.
Ela é muito discutida nas organizações, pois, há funcionários que acham que ganham pouco mais não fazem nada para melhorar seu salário e sua função, não tem motivação para crescer na empresa. Quanto mais motivado está um funcionário melhor ele vai cumprir suas tarefas, mais rápido, e com mais qualidade.
O objetivo deste trabalho é mostrar aos leitores um detalhamento maior da importância da motivação no ambiente de trabalho com o auxílio do clima organizacional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Motivação
Os empregados operam o trabalho motriz, esforço e os conhecimentos e daí esperam o retorno através de salários, de benefícios, retribuições e satisfações. Estes são os que estão diretamente ligados a empresa.
E indiretamente há os clientes (consumidores) que realizam as compras de produtos, e as aquisições dos bens e serviços. Esperam retorno com qualidade, preço, satisfação e valor agregado.
CHIAVENATO, Idalberto (2005, p. 6)
A gestão de pessoas é uma área muito sensível a mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
[pic 2]
Acredita-se que nos dias atuais a área de recursos humanos, ou gestão de pessoas, é um ponto importante na administração geral de uma empresa. Isto porque cuida de uma parte essencial, que são as pessoas
O órgão de RH é um dos setores que mais tem sofrido atualizações ao longo do tempo, pois cada pessoa e cada organização exige um certo tipo de comportamento de ambas as partes. Nos últimos tempos houve uma atualização de tecnologia que alterou o comportamento dos colaboradores, alguns foram substituídos por maquinas e outros tiveram que se adaptar as maquinas.
CHIAVENATO, Idalberto (2005, p. 7)
A Gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).
[pic 3]
O básico de uma empresa é escolher entre tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiras da organização. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Então tem a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível.
Já como parceiras das organizações, elas fornecem conhecimentos, habilidades, e entregam atitudes. A soma destes geram as competências o mais importante um apoio para as organizações, quando há esse tipo de funcionário a organização sabe que pode contar com seu funcionário e vice-versa. Por isso há um jargão popular que diz que o funcionário deve “vestir a camisa” da empresa, de certa forma é um pedido para que o funcionário apoie a empresa nas suas coordenas.
Segundo Chiavenato os aspectos fundamentais para a moderna gestão de pessoas:
Chiavenato, Idalberto (2005, p. 10)
- As pessoas como seres humanos, tratar como pessoas, como obras importantes do sucesso da empresa, onde cada um há uma habilidade e personalidade própria. Saber que eles possuem conhecimentos, habilidades e competências que não podem ser dispensadas para a gestão de uma organização.
- As pessoas saberem usar os recursos disponíveis, capazes de dotá-los de inteligência, talento e aprendizagem necessários para aproveitarem melhor os seus recursos que foram disponibilizados.
- As pessoas como parceiros da organização, capaz de um acreditar no outro, a organização nas pessoas e as pessoas na organização, empresa saber que seus colaboradores irão buscar melhor os recursos que lhe foram disponibilizados e os trabalhadores acreditarem e terem seus direitos cumpridos, como pagamento em dia, bonificações, em alguns casos a chamada “PL”, Participação nos Lucros.
Bernardinho (2006, p. 30):
Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer as pessoas para motivá-las.
Quando uma organização conhece seus colaboradores, ela sabe de onde pode obter maior resultado, sabe onde uma pessoa pode ir melhor, seja em outro cargo ou em sua própria equipe, buscando melhores condições ou oferecendo gratificações a essa pessoa pelo seu resultado.
...