TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nfjdsbjcv Nsdv -

Dissertações: Nfjdsbjcv Nsdv -. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

1ª Série

Programação Estruturada I

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Ivair Teixeira

Faculadede Anhanguera de Valinhos

Rodrigo Amaral Rocha

Faculdade Anhanguera de ValinhosSistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 2 de 12

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a

tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando

metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

 Levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de

distribuição da informação.

 Utilizar princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e

implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.

 Abstrair, representar, organizar e viabilizar soluções de software para diferentes

domínios de aplicação.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português

estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico.

 Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que

podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável.

 Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico,

que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para

realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2.

 Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas

para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada.

 Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado,

que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para

complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em

equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

DESAFIO

A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta

constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado,

o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a

resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos

computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas

por operações puramente manuais.

O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de

programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e

2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser

segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e

evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 3 de 12

receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela

operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos

dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso o programa

fica em pausa com a apresentação da mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar”.

No final de cada operação o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.

Objetivo do Desafio

Implementar uma calculadora via programação em Linguagem C . Deverá ser

explorado o uso dos comandos e estruturas abordados na disciplina de programação

estruturada na elaboração de um projeto prático que integre esses comandos de forma

simples, porém funcional. Como resultado espera-se um conjunto de relatórios com o código

fonte que apresente uma interface simples ao usuário com as funções de uma calculadora.

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser

utilizado para solução do desafio:

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C: módulos 1 e 2. PLT- 706. 1ª ed.

São Paulo: Pearson, 2009.

ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Introdução a Linguagem de programação C. Estrutura de um programa.

Abordagem de compilação, linkedição e execução de um programa. Conceito e

aplicações de variáveis. Exemplos e exercícios.

Esta atividade é importante para que você entenda o processo de declaração e

definição de variáveis, os tipos de dados e seus relacionamentos.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Fazer a leitura do Capítulo 1 – Introdução, do livro texto MIZRAHI, Victorine Viviane.

Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009, com foco nas variáveis e

seus tipos.

2. Elaborar um esboço do programa, listando cada ação a ser executada e analisando

criteriosamente quais os dados envolvidos, bem como os tipos de variáveis que melhor se

adéquam para armazená-los. As funcionalidades da 1ª etapa são:

 (+) Soma

 (-) Subtração

 (*) Multiplicação

 (/) DivisãoSistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 4 de 12

 (E) Exponenciação

 (R) Raiz Quadrada

 (P) Porcentagem

Na Tabela 1 são apresentados os itens que devem ser analisados referentes ao

aplicativo básico.

Tabela 1 – Ações da primeira etapa.

Itens

1 - Menu Principal. 5 – Operação de Divisão.

2 – Operação de Soma. 6 - Operação de Exponenciação.

3 – Operação de Subtração. 7 - Operação de Raiz Quadrada.

4 – Operação de Multiplicação. 8 - Operação de Porcentagem.

A descrição em português estruturado a seguir, apresenta o esboço do menu e da ação

de soma.

Item 1: Menu principal.

Variável: op do tipo caractere.

Ações:

1. Apresentar na tela as opções do aplicativo básico. (Soma, Subtração, Multiplicação,

Divisão, Exponenciação, Raiz Quadrada, Porcentagem e Sair).

2. Receber a opção e armazenar (op).

Item 2: Operação de soma.

Variáveis: val1, val2 e res do tipo inteiro.

Ações:

1. Solicitar e armazenar o primeiro valor (val1).

2. Solicitar e armazenar o segundo valor (val2).

3. Realizar o cálculo e armazenar o resultado (res).

4. Apresentar o resultado na tela (res).

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Pesquisar no site sugerido a seguir, sobre a função system(). Este comando permite

acessar funcionalidades oferecidas pelo MSDOS por prompt de comando e melhorar

significativamente a operabilidade do aplicativo, torna-o mais amigável e atraente para o

usuário.

2. Elaborar uma listagem com o nome e a descrição de quatro funcionalidades interessantes

para serem utilizadas no programa. A função system() está descrita na biblioteca

stdio.h, que deve ser incluída no início do programa. Um material de aula sobre esta

função está disponível no site sugerido a seguir.

Site sugerido para pesquisa

• SYSTEM. Comando System.doc. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B114oKTDsLjnQWQwYnhtWjFTLTA/edit?usp=s

haring>. Acesso em: 04 abr. 2013.Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 5 de 12

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Redigir o Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em

português estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo

básico.

2. Redigir o Relatório 2 – Comando system(). Contendo a listagem com as opções da

função system() que podem ser utilizadas no aplicativo de forma tornar a operação mais

agradável.

ETAPA 2 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Estudo dos tipos de dados em C. Exemplos. Apresentação dos comandos

de leitura e escrita. Exemplos.

Esta atividade é importante para praticar a utilização dos comandos de entrada e

saída, ou seja, os comandos responsáveis pela elaboração da interface com o usuário. Estas

funções estão descritas nas bibliotecas stdio.h e stdlib.h. As estruturas de seleção

permitem realizar ações diferentes, em resposta a interação do usuário na interface.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Fazer a leitura do Capítulo 1 – Introdução, do livro texto MIZRAHI, Victorine Viviane.

Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009, com foco na estrutura de

controle Seleção.

2. Elaborar o código em Linguagem C, que apresente a tela inicial do aplicativo básico,

conforme a Figura 1 apresentada a seguir. Capturar a opção com apenas uma, para isso

ler sobre a função getche() nas páginas 30 a 32 do capítulo 2 – Operadores, do livro

texto. Para testar, elaborar um código que, capture a tecla referente a opção, limpe a tela e

apresente a tecla pressionada.

Figura 1 – Tela inicial do aplicativo básico.Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 6 de 12

O quadro ao redor da palavra calculadora pode ser obtido com a utilização de

caracteres gráficos apresentados capítulo 1 – Introdução, do livro nas páginas 21 a 23. A

formatação desta tela deve ser igual ao apresentado na Figura 1.

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Fazer a leitura do Capítulo 4 – Comando de decisões, do livro texto MIZRAHI, Victorine

Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009, com foco nas

estruturas de seleção.

2. Desenvolver a estrutura de seleção que execute o algoritmo para resolver a operação

desejada. Para obter os valores utilizados no cálculo leia o capítulo 2 do livro texto, sobre

o comando scanf() nas páginas 28 a 30. Na Figura 2(A) e 2(B) e são apresentadas as

telas de entrada de dados e na Figura 2(C) a tela de resultado da operação de

multiplicação.

Figura 2 – Telas da operação de multiplicação

O código em Linguagem C, exibido na Figura 3, apresenta o algoritmo para executar a

operação de soma e pode servir de modelo inicial para a elaboração e formatação dos

algoritmos das demais operações.

Figura 3 – Código da Operação de Soma.

Um detalhe específico da operação de divisão é verificar se o segundo valor é zero,

pois caso seja realizada divisão por zero ocorre um erro e o programa será interrompido. Esta

tela é apresentada na Figura 4(A). Caso seja escolhida uma opção inválida deverá ser Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 7 de 12

impressa na tela a frase: “Opcao Invalida”, conforme a Figura 4(B). Da mesma forma, caso

seja escolhida a opção ‘s’ será apresentada a frase: “programa finalizado” como pode ser

visto na Figura 4(C).

Figura 4 – (A) Erro divisão por zero, (B) Opção Inválida e (C) Sair

Para as duas próximas opções, podem ser utilizadas as funções definidas na biblioteca

math.h. As telas de entradas de dados e resultados para a operação de exponenciação é

apresentada na Figura 5(A), Raiz Quadrada na Figura 5(B) e Porcentagem Figura 5(C).

Figura 5 – (A) Exponenciação, (B) Raiz Quadrada e (C) Porcentagem

Após cada sequência de execução o programa entra em pausa e deve ser finalizado ao

pressionar qualquer tecla. Para reduzir a complexidade, não são necessários testes que

realizem a validação dos valores digitados pelo usuário, por exemplo, digitação de letras

quando é solicitado um valor numérico. No entanto a escolha da opção desejada no menu

deve funcionar para caracteres maiúsculos ou minúsculos.

Passo 3 (Equipe)

Redigir o Relatório 3 – Aplicativo Básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo

básico, que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para

realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2. O código deve estar corretamente

endentado e organizado, com comentários significativos que expliquem o funcionamento dos

algoritmos.Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 8 de 12

Socialização de resultados parciais

Cada equipe deve elaborar uma apresentação de acordo com os resultados obtidos nas

etapas 1 e 2, que contenha as dificuldades encontradas e possíveis soluções propostas. O

professor organizará as equipes para que todas apresentem este trabalho parcial, em sala de

aula, aos demais colegas, para compor o Seminário Final desta ATPS.

Esta atividade tem o propósito de socializar as dinâmicas de trabalho encontradas por

cada equipe, bem como trocar experiências a respeito dos resultados obtidos.

ETAPA 3 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Comando de seleção switch. Exemplos e exercícios. Apresentação do

comando de repetição while. Exemplos e exercícios. Apresentação do comando de

repetição for. Exemplos e exercícios. Apresentação do comando de repetição

do.while. Exemplos e exercícios.

Esta atividade é importante para entender os laços de repetição, seu modo de

funcionamento, suas características e sua aplicabilidade. Operações repetitivas internas são

altamente exploradas na programação e constituem a base para a resolução de uma

infinidade de problemas

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Rever o material sobre as aplicações da função system(), disponibilizado no site a seguir,

para ajustar a aparência e opções disponibilizadas na tela para a interface do aplicativo

avançado. Alterar o título da janela, bem como as cores dos caracteres e fundo da tela.

Site sugerido para pesquisa

• SYSTEM. Comando System.doc. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B114oKTDsLjnQWQwYnhtWjFTLTA/edit?usp=s

haring>. Acesso em: 04 abr. 2013.

Nessa etapa o programa deve ser acrescido das operações: (F) Fatorial, (B) Conversão

Binário para Decimal e (D) Conversão Decimal para Binário. A nova aparência do aplicativo

pode ser observada na Figura 6 apresentada a seguir.Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 9 de 12

Figura 6 – Tela do aplicativo avançado

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Fazer a leitura do Capítulo 3 – Laços, do livro texto MIZRAHI, Victorine Viviane.

Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2009, com foco nas estruturas de

iteração.

2. Elaborar o laço de repetição que limpa a tela e retorna a execução para o menu principal

do programa, após cada sequencia de execução, ou seja, o programa somente será

finalizado com a escolha da opção: (S) – sair.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Elaborar o código que resolva a opção Fatorial, com base nas estruturas de controle

estudadas nas páginas 54 a 60 do capítulo 3 – Laços, do livro texto. Solicitar o valor, e

imprimir o resultado no formato: “O fatorial de val1 = res”.

2. Atualizar os algoritmos das operações de Exponenciação e Raiz Quadrada, caso as

soluções atuais tenha utilizado funções da biblioteca math.h. Nesta etapa não é

permitido o uso de funções desta biblioteca, portanto os algoritmos devem ser

substituídos por algoritmos equivalentes que utilizem as estruturas de controle para obter

o resultado.

Passo 4 (Equipe)

Redigir o Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas

para realizar as opções: Fatorial, Exponenciação e Raiz quadrada. O texto a seguir

exemplifica o formato deste relatório no que diz respeito à operação de cálculo de fatorial.

Item: fatorial.

Variável: num, fat do tipo caractere.

Descrição: A variável fat é inicializada como valor 1 e recebe-se do usuário o valor a ser

calculado (num). Um laço for(), com decremento de 1, inicializa o seu contador (i) com o

valor a ser calculado, que será decrementado a cada iteração. Na primeira iteração a variável

fat acumula seu valor atual, que é 1 multiplicado pela valor da variável i. Nas demais Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 10 de 12

iterações, fat acumula o produto do seu valor atual com o valor de i decrementado, até que i

seja igual a 1. Na Figura 7 é apresentado um exemplo da simulação desta função.

Figura 7 – Tela do aplicativo avançado

ETAPA 4 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Introdução a matrizes unidimensionais (vetores). Exemplos e exercícios.

Estudo de matrizes bidimensionais. Exemplos e exercícios. Introdução a cadeia de

caracteres. Atividade prática em laboratório.

Esta atividade é importante para que possa praticar a utilização de estrutura de dados

do tipo vetor. Os vetores unidimensionais ou multidimensionais são amplamente utilizados

no armazenamento de dados e oferece uma estrutura organizada que pode ser explorada de

forma rápida e eficiente por algoritmos de busca.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Fazer a leitura do Capítulo 11 – Memória e Impressão de Caracteres, do livro texto

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson,

2009, com foco sistemas numéricos.

2. Fazer a leitura do material de aula sobre funções matemáticas disponibilizado no site a

seguir.

Passo 2 (Equipe)

Desenvolver as funções de conversão de base de Binário para Decimal e Decimal para

Binário. Na Figura 8(A) é apresentada a tela da conversão de Binário para Decimal e na

Figura 8(B) a conversão de Decimal para Binário.

Site sugerido para pesquisa

 FUNÇÕES. Funções matemáticas. Disponível em:

<https://docs.google.com/file/d/0B114oKTDsLjnTTFQY0c1SWJvSGc/edit?usp=sha

ring>. Acesso em: 04 abr. 2013.Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 11 de 12

Figura 8 – (A) Conversão Binário para Decimal e (B) Conversão Decimal para Binário

Passo 3 (Equipe)

Redigir o Relatório 5 - Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo

avançado, que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para

complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.

Seminário de Conclusão

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminário Final

pretende proporcionar aos estudantes a socialização das variações de resultados, bem como o

debate a respeito das dificuldades e soluções encontradas para a finalização do desafio.

Cada equipe deverá realizar uma apresentação de vinte minutos, contendo até vinte

slides.

Esta apresentação deverá contemplar a seguinte estrutura:

 Introdução: base teórica utilizada para solução do desafio.

 Desenvolvimento: a partir da apresentação parcial elaborada na etapa 2, descrever

as soluções encontradas para a resolução final do desafio.

 Conclusão: explicar como as soluções encontradas para a resolução final do

desafio, poderão contribuir efetivamente em sua vida profissional.

A apresentação do Seminário Final de cada curso deverá ocorrer em sua unidade, em

local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o coordenador de curso.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:Sistemas de Informação - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira, Rodrigo Amaral Rocha

Pág. 12 de 12

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Anhanguera. Disponível em:

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_de_trabalhos_acad__m>. Acesso

em: 13 maio 2014.

...

Baixar como  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »