O Portfólio Literatura Brasileira
Por: keepteus • 8/9/2020 • Trabalho acadêmico • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 359 Visualizações
Letras – Português e Inglês
Literatura Brasileira II
Estudo prévio:
O texto é dividido em 14 tópicos, cada um recebe uma enumeração, como se fosse o título, apresentado o assunto.
Tópico 1:
– O texto começa falando sobre o século XVIII, sob a visão de uma teoria, a periodologia literária;
– Essa teoria diz que nesse século, foi uma época difícil, conturbada e que haviam características atrasadas do barroco, neoclassicismo ou arcadismo;
– Há o desenvolvimento do estilo do rococó e o surgimento do pré-romantismo;
– Há uma junção de várias características de literaturas europeias;
– O ecleticismo, uma tendência natural, do século XVIII, que procurava renovar os valores “estético/literários”;
– Um mesmo escritor pode ter característica de outras correntes, assim como o neoclassicismo e pré-romantismo;
– João Xavier de Matos, era um dos escritores que utilizou outras características de correntes;
Tópico 2:
– Por ser um século cheio de movimentos, alguns estudiosos insistem em generalizar as manifestações literárias deste século XVIII;
– O rococó surgiu primeiro nas artes plásticas, de acordo com muitos teóricos, é visto como um elemento essencial de compreensão de diversos autores do século XVIII;
– Segundo Walter Benni, há uma grande confusão que permite juntar características culturais e estilísticas diversas;
– Falar que Voltaire é um autor que tem apenas características do rococó é um equívoco, já que, de acordo com Benni, o Voltaire possui outras características, como a do iluminismo;
Tópico 3:
– Paul Van Tieghem, historiador literário francês, foi um dos primeiros a defender o nome pré-romantismo no século XX;
– O pré-romantismo não é homogêneo de uma escola literária e não “possui regras”;
– A literatura pré-romântica foca na valorização do sentimento;
– A literatura começa a desvendar os segredos mais íntimos dos seres humanos;
– A criação de uma literatura confessionalista, faz parte da primeira geração europeia;
– Há uma característica de saudade na sensibilidade pré-romântica, com um caráter terno e tranquilo;
– Há uma melancolia pré-romântica que, às vezes, dá lugar a uma terrível tristeza, angústia e desespero;
– A literatura pré-romântica faz alusão aos declínios greco-latinos, distanciando dos cânones estéticos do Classicismo;
– Os pré-românticos eram rebeldes naquilo que era imposto a eles, como as regras do Classicismo;
– O termo “romântico” tem uma história complicada, pois veio do latim, que significa “o jeito dos romanos”;
– O termo roman, que era escrito rommant, veio do francês romanz e designou a língua vulgar, e depois significou um tipo de literatura escrita em língua vulgar;
– Nesse tópico há uma história sobre o termo “romântico”, onde surgiu e qual a função no decorrer dos tempos, principais autores que surgiram com essas características, etc;
Tópico 5:
– René Wellek diz que o romantismo é um movimento unificado, ou seja, que houve uma junção de características europeias;
– Foi constatado que há diferenças e semelhanças entre as literaturas europeias;
Tópico 6:
– A filosofia idealista germânica, a concepção do “Eu”, é uma característica do romantismo alemão;
– De acordo com os românticos, o espírito humano é uma identidade é infinita;
– O mundo romântico está ligado ao sobrenatural e ao desconhecido, diferente dos mundos humanísticos e iluministas;
Tópico 7:
– A relação entre o espírito e o real, está relacionado com o termo alemão, sehnsucht, que pode significar “sentir saudades de algo que está tão longe, nostalgia” e é impossível de recuperar;
– A arte romântica está ligada em não conquistar a perfeição, mas tornar algo em novo;
Tópico 8:
– O eu romântico declara o herói como um rebelde que se opõe contra as doutrinas impostas;
– A figura mítica que os românticos exaltam, é a de Prometeu, pois ele é um homem que possui características de uma divindade, mas também é cheio de falhas;
– Outro símbolo que os românticos também gostam muito, é o anjo caído, Satã, de John Milton, já que o anjo era um herói, por ter se revoltado com o Criador;
– Alguns românticos gostam de transportar as revoltas, rebeldias, etc., aos personagens criados, para que eles pudessem ter voz;
Tópico 9:
– Nesse tópico, há uma análise sobre o pessimismo, melancolia e o desespero, que surgiram por causa das aventuras frustrantes em realizar aquilo que é almejado;
Tópico 10:
– O romantismo utiliza muito a ironia, elemento essencial para descrever o “eu”;
– A ironia possui uma consciência de caráter oposto da realidade;
– Para Schlegel a ironia é um fator fundamental que deve estar na obra romântica;
Tópico 11:
– O exotismo surgiu primeiro no pré-romantismo, mas foi no romantismo
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